sexta-feira, 21 de junho de 2013

LIVROS & ENTRELINHAS - Solução para um crime real


O livro de Agatha Christie que ajudou
a polícia inglesa 





Em 1971, na Inglaterra, na cidadezinha industrial de Bovingdon, em Hertfordshire, um caso verdadeiro e muito misterioso de envenenamento foi desvendado graças ao romance de Agatha Christie: O Cavalo Amarelo  (The Pale Horse).

!Cuidado: a partir deste ponto: ending spoiler! 




Aconteceu assim:


As vítimas do caso verdadeiro não tinham uma ligação, a princípio, entre si. Porém, os parentes e especialmente a polícia estavam estupefatos com um certo sintoma muito estranho que todas as vítimas apresentaram pouco antes de suas mortes: seus cabelos tinham começado a cair em tufos. Foi então que o médico chamado para auxiliar a polícia no caso - e que era fã dos livros de Agatha Christie - lembrou-se das descrições feitas pela escritora em O Cavalo Amarelo, e assim pôde fornecer pistas decisivas à polícia da época para a solução do crime e captura do assassino.

O motivo pelo qual os investigadores ingleses ficaram atônitos diante deste caso de envenenamento foi porque esta foi a 1ª vez que a toxina tálio fora utilizado como instrumento de morte em um caso real na Inglaterra. Porém, nossa inteligente escritora já tinha imaginado uma situação parecida 10 anos antes!


Há quem duvide que a inspiração para o crime veio do livro


Muita gente na época pensou que o assassino-doente mental Frederick Graham Young teria se inspirado na obra de Agatha Christie para envenenar suas vítimas com tálio. Mas, o que se diz é que Frederick Young, aos 14 anos de idade, já tinha sido condenado a 15 anos de prisão especial em um Hospício por ter envenenado um colega de escola, o pai, a mãe e a madrasta. Depois de liberado, voltou a matar e foi então finalmente condenado a prisão perpétua pela corte de St. Albans.


O Mérito de Agatha Christie

Será que tentaram livrar nossa querida Agatha Christie de alguma responsabilidade pelos atos do criminoso doente mental? Não sei. Quem sabe?...

Mas duas coisas são certas: 


1º) ela ficou muitíssimo pesarosa com as mortes que aconteceram, e,

2º) pelo menos quatro pessoas que haviam sido envenenadas puderam ser salvas a tempo graças a sua obra.

Só por este segundo fato: vivas a Agatha Christie!




Nenhum comentário:

Postar um comentário