quinta-feira, 20 de junho de 2013

CRIMES & CULINÁRIA - Delicioso de morrer!

                                                  
Você mataria por uma fatia desse bolo?
Bolo DELICIOSA MORTE:
história da criação   +  receita



Bolo Delicious Death- receita de Jane Asher



Em 2010, por ocasião do 120º aniversário de Agatha Christie, pessoas do mundo todo celebraram preparando um bolo muito especial: o Deliciosa Morte (Delicious Death). Sua receita exclusiva é uma criação de Jane Asher, considerada a rainha dos bolos de festa, que foi especialmente convidada para criar este bolo comemorativo.
   
A Chef se inspirou em uma passagem de Convite para um Homicídio - A Murder is Announced (1950), uma aventura de Miss Marple.

Esta foi uma forma delicada - e deliciosa! - de prestar uma homenagem a nossa querida escritora.

E você: mataria por uma fatia desse bolo?



Receita do Deliciosa Morte

Ingredientes

175g de gotas de chocolate amargo (50-55% de cacau)
100g de manteiga
100g de açúcar refinado
5 ovos grandes
½ colher de sopa de extrato de baunilha
100g de amêndoas
½ colher de sopa de fermento em pó

 Para o recheio

150ml de rum, brandy ou suco de laranja
150g de uvas passa
55g de açúcar mascavo
6-8 cerejas
4-6 pedaços de gengibre cristalizado
1 colher de chá de suco de limão
Para a decoração
175g de gotas de chocolate amargo (50-55% de cacau)
150ml de creme de leite fresco
2 colheres de chá de geleia de damasco
10g de pétalas de violeta cristalizadas
10g de pétalas de rosas cristalizadas
1 pequena folha dourada

 Preparo

Preaqueça o forno a temperatura de 150°C. Unte uma assadeira e forre o fundo com uma folha de papel para assar.
Prepare o recheio

Em uma panela pequena, misture todos os ingrediente, leve ao fogo e mexa deixando a mistura ferver por pelo menos 2 minutos ou até que a maior parte do liquido tenha se evaporado e a mistura fique espessa. Deixe esfriar.
Em uma pequena vasilha, derreta as gotas de chocolate em banho-maria ou no micro-ondas, tomando cuidado para não deixar esquentar demais. Reserve e deixe esfriar.

Usando a batedeira, misture o creme de leite e o açúcar em uma vasilha grande até ficar fofo. Separe as gemas das claras dos ovos e, uma a uma, adicione 4 das gemas à mistura de creme de leite e açúcar, batendo bem. Adicione o chocolate derretido e misture cuidadosamente, acrescentando o extrato de baunilha em seguida. Em uma tigela separada, misture as amêndoas e o fermento e depois acrescente-os à massa do bolo. Em seguida, acrescente suavemente as claras batidas em neve. Coloque a massa na assadeira que já está preparada, nivele a parte de cima e asse por 55-65 minutos ou até ficar firme e crescer bem. Deixe que o bolo esfrie na assadeira por 10 minutos antes de virá-la em um prato próprio para que esfrie completamente. Com uma faca de serra, corte o bolo horizontalmente em duas fatias. Espalhe o recheio de frutas sobre uma das fatias e cubra com a outra.

 Para decorar

Coloque o chocolate e o creme de leite em uma vasilha e esquente em banho-maria ou no micro-ondas. Espalhe a geleia aquecida de damasco pelo bolo e em seguida parte da mistura de chocolate, cobrindo por completo. Quando a cobertura estiver firme, use a parte restante para continuar a decoração, fazendo linhas sobre o bolo com um aplicador de glacê. Amasse as pétalas de rosas e de violetas em um saco plástico até formarem pequenos flocos e espalhe pelo bolo. Termine a decoração com a folha dourada.

O bolo Deliciosa Morte é propriedade de Agatha Christie Limited, uma empresa da Chorion Limited. Todos os direitos estão reservados.

                                         foto de uma fã de sua versão do Deliciosa Morte



2 comentários:

  1. Christy, onde você acha essas coisas? Eu sonho com essa receita desde que li "Convite para um Homicídio. Vou tentar fazer, embora não tenha muito habilidade com decoração de bolos, se ficar bom posto uma foto no grupo do FACE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, por favor, publique a foto sim! Melhor ainda: envie-me um pedaço... Você notou que não tem farinha de trigo neste bolo? Uma amiga minha, que é doceira de mão cheia, fez a receita meio desconfiada se daria certo, e.... ficou uma delícia!! Espero que goste também. Abraços,
      Christy Siqueira.

      Excluir