domingo, 30 de junho de 2013

Agatha & História - Onde foi parar a Rainha do Crime? (1ª parte)


Extra! Extra! Agatha Christie

desapareceu!

 
 
Jornal da época com matéria sobre o desaparecimento de Agatha Christie


No final de 1926, uma notícia ganhava as manchetes dos jornais da Inglaterra: Agatha Christie (voluntária ou involuntariamente – não se sabe ao certo) nos presenteou com um de seus maiores mistérios. Só que desta vez, a novidade ficou por conta de ter sido ela mesma a protagonista da história: a Rainha do Crime simplesmente desapareceu por 11 dias seguidos.

Até os dias de hoje, um véu encobre as razões do desaparecimento e o próprio encadeamento dos fatos durante aqueles 11 dias. Algumas informações foram confirmados, outras, porém, são supostas por historiadores e pesquisadores. Com base nessas alegações, uma tentativa de ordenação cronológica dos acontecimentos seria a seguinte:

(Será que você consegue deduzir o que houve apenas com estas precárias pistas?)


* 3 de dezembro de 1926 (sexta-feira):

- Agatha Christie escreve uma carta para sua secretária pedindo-lhe que cancele as reservas para hospedagem em Yorkshire.

- À noite, ela sai de sua casa em seu carro, um Morris Cowley verde, levando consigo uma mala pequena.
 

* 4 de dezembro de 1926 (sábado):

- Agatha Christie envia uma carta de Londres para seu cunhado dizendo que estava a caminho de Yorkshire. Ele a recebe no segunda-feira, mas não chega a lê-la, pois ela se perde antes disso.

- Ela escreve outra carta para o Chefe de Policia de Surrey informando-lhe que ela temia por sua vida.

- O carro de Agatha Christie é encontrado perto do lago Silent Pool, em Newland’s Corner, Surrey, com o capô levantado e as luzes acesas. Dentro, abandonados, seu casaco de peles, a mala com seus pertences e uma carteira de motorista vencida.


O que teria acontecido? Estaria ela viva ou morta? As perguntas afloravam por toda parte e o mistério ganhou proporções internacionais após a policia de Surrey ter expedido uma notificação de pessoa desaparecida.




Uma recompensa de 100 mil Libras foi oferecida por qualquer informação que levasse a sua descoberta. 500 policiais em quatro países foram destacados para as buscas, auxiliados por escoteiros, cães farejadores e cerca de 15 mil de voluntários. Até mergulhadores e aviões foram utilizados – aliás, foi a 1ª vez que se usou aviões de busca para encontrar alguém desaparecido na Inglaterra.

Bem, ao final ficou-se sabendo que Agatha Christie passara todo esse tempo incógnita em um hotel, o então Hydropathic Hotel (hoje Old Swan) em Harrogate. Por que razão ela escondeu sua verdadeira identidade e até se registrou com um nome falso?

Muitas teorias foram formuladas para seu desaparecimento, desde questões pessoais a um golpe de marketing friamente arquitetado, passando por teorias fantásticas, como abdução (?!)  Quais teriam sido os verdadeiros motivos afinal? Leia na próxima segunda-feira, em mais uma edição de Notícias & Novidades – Onde estará a Rainha do Crime? (2ª parte).

(Ops! Acho que acabei me contagiando um pouquinho além da conta por todo este clima de mistério...)



Old Swan Hotel: http://www.classiclodges.co.uk/The_Old_Swan_Hotel_Harrogate 

5 comentários:

  1. Sinceramente, eu acho que foi, com essas informações, que ela fez isso para pregar um peça nos fans e fazer com que eles mesmos descobrissem a história, todos os fatos.Além do mais, acho que esses policiais e ajudantes na busca por ela, sabiam de todo o plano dela para os fans descobrirem isso.
    Bom, de qualquer maneira, achei esse blog incrivel!!!Gostei muito!!!

    ResponderExcluir
  2. Hum..., muito interessante a sua teoria! Bem, segunda que vem eu vou apresentar 3 das mais populares hipóteses da polícia na época. Aguarde!
    PS: Obrigada pelo elogio. Escrevo este blog com todo carinho para os fãs de nossa querida autora. Fico feliz que esteja curtindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá estou acompanhando o blog. Só para elucidar, ela deixou a carta para SUA secretária e não secretário. Vale ressaltar que as condições psicológicas de Christie ANTES do fato devem ser levadas em conta

      Excluir
    2. A condição psicológica de Agatha deve ser levada em conta também, na época do ocorrido.

      Excluir
    3. Perfeito, Tito: sim, era UMA secretária, não secretário. Obrigada pela correção. Na 2ª parte desta publicação, segunda-feira próxima, eu vou discutir 3 das várias teorias para o desaparecimento de Agatha Christie: 1 que ela apresentou e 2 da polícia, e então, falo exatamente da questão psicológica. Não perca! E por favor, dê sua opinião a respeito lá também.

      Excluir