terça-feira, 2 de julho de 2013

PERSONAGENS que também AMAMOS - Mrs. Oliver seria a prórpia Agatha Christie?


Maçãs para Ariadne




Zoe Wanamaker como Ariadne Oliver

Ariadne Oliver é fanática por maçãs, assim como sua criadora, Agatha Christie. Outras coincidências entre as duas: Mrs. Oliver também é uma popular escritora de histórias de crime e mistério, e, do mesmo modo, possui seu detetive mais famoso, o vegetariano finlandês Sven Hjerson. Ocorre que – e isso só poderia acontecer mesmo com ela – Ariadne Oliver não é vegetariana e não consegue entender os verdes muito bem. Além disso, ela simplesmente não sabe nada sobre a Finlândia! Por isso, vive reclamando de seu próprio personagem, lamentando profundamente tê-lo inventado.
 





Muitas Coincidências...



Zoe Wanamaker como Ariadne Oliver




São fatos como estes que levam várias pessoas a conclusão de que Mrs Oliver representa o alter ego de Agatha Christie. Além da questão das maçãs e da profissão como escritora de histórias de detetive, o descontentamento de Ariadne por seu Sven Hjerson identifica-se com a insatisfação que Agatha Christie demonstrou diversas vezes em relação a Hercule Poirot, o seu mais famoso detetive.

Se Ariadne Oliver foi realmente concebida como uma versão exagerada da própria Agatha Christie, ela nunca o admitiu publicamente. Mas também nunca negou. Certa vez disse:
Eu jamais me inspiro na vida real para escrever minhas histórias, mas Ariadne Oliver de fato tem um forte “quê” de mim mesma.





Relaxando em uma banheira e comendo maçãs






desenho caricato de Agatha Christie


Mais uma coincidência: Ariadne muitas vezes trabalha em suas histórias relaxando em uma banheira em estilo antigo enquanto come maçãs e vai depositando os miolos com caroços sobre o contorno de mogno. E Agatha Christie já havia revelado que gosta de fazer exatamente o mesmo! 

Por estas e outras, também não posso deixar de acreditar que Ariadne Oliver tenha sido criada por ela, sim, como uma caricatura muito bem humorada de si mesma.

Afinal, é sempre bom lembrar que o bom humor refinado era uma das característica marcantes de Dame Agatha...






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário