terça-feira, 3 de dezembro de 2013

PERSONAGENS que também AMAMOS - Quem é o Superintendente Battle?


Bigodes Que Impressionaram
Até Poirot

O Inspetor da Scotland Yard criado por Agatha Christie, Superintendente Battle, é descrito em Cartas na Mesa (1936) como:

um homenzarrão, quadrado, de fisionomia impassível.

A despeito de ser este homem de aparência corpulenta e de presença marcante, acredito que seu maior mérito físico seja mesmo o seu bigode, afinal, até para Poirot, o exigente especialista no assunto, este é considerado um bigode impressionante!


David Westhead, que fez o Superintendente Wheeler no seriado Poirot,
substituto do Superintendente Battle

Sem 1º Nome e Alvo de Fofocas

De sua vida particular, pouco se sabe, além do fato de que o Superintendente da Scotland Yard é casado e sua esposa chama-se Mary, tem cinco filhos, sendo a caçula chamada Sylvia, e tem um sobrinho que também trabalha na Yard e se chama James Leach. O que não se sabe mesmo é como o próprio Battle se chama, isto é, qual seria seu 1º nome.

Além disso, como acontece com todo mundo cuja vida particular é muito misteriosa, o Superintendente Battle também é alvo de uma fofoca! Dizem que, no livro Os relógios (1963 ), uma aventura de Hercule Poirot, o agente secreto cujo pseudônimo é Colin Lamb seria na verdade o filho de Battle, que por sua vez estaria aposentado há essa época. Bem, é o que dizem...



David Westhead (Superintendente Wheeler / Superintendente Battle)
em Cartas na Mesa



Sutileza: zero.
Bom senso e inteligência: dez!

Sobre seus modos, aí sim tem-se um pouco mais de informações. A fisionomia impassível, naturalmente, é porque ele raramente demonstra emoções. Tão pouco, sutileza. Em O Mistério dos Sete Relógios (1929), ele afirma que:

Metade das pessoas que passaram suas vidas evitando ser atropeladas por ônibus deveriam ter sido, sim, atropeladas e colocadas seguramente fora do caminho. Elas não são boas pessoas.

Contudo, o Superintendente Battle é quase sempre otimista. Também é considerado um oficial inteligente e de sucesso em sua profissão, dono de um notável bom senso. Ele inclusive se utiliza em parte e de modo esperto de sua aparência de policial estúpido e sem imaginação para facilitar suas investigações. Como se pode ver em seguida na relação de estórias em que aparece, a especialidade de Battle parece ser os crimes envolvendo política internacional e diplomacia.

Battle, enquanto policial, se alinha com o típico personagem do policial que Agatha Christie gostava de criar. Ou seja, de modo semelhante ao Inspetor Japp, Battle é mais inteligente e mais atento aos fatos e aos detalhes em suas investigações do que os outros personagens de policial concebidos pelos outros autores daquela época, que serviam apenas e simplesmente como coadjuvantes da genialidade de um detetive amador qualquer.


5 Livros de Sucesso

O Inspetor Battle aparece em 5 livros: o 1º deles é O Segredo de Chimneys (1925), no qual Battle soluciona o mistério do assassinato e dos pseudônimos. Quatro anos mais tarde, em O Mistério dos Sete Relógios (1929), ele retorna a Chimneys para resolver outro mistério.

Em Cartas na Mesa (1936), ele interage com Poirot, Mrs. Oliver e com o Coronel Race. O curioso aqui é que na produção do seriado britânico Poirot, ele foi substituído por outro personagem, o Superintendente Wheeler, feito pelo ator David Westhead (foto).

Em seguida, em É Facil Matar (1939), Battle é designado para solucionar alguns assassinatos ocorridos, e finalmente, em Hora Zero (1944), sua última aparição, o Superintendente Battle, que estava em férias com seu sobrinho James, é chamado para solucionar outro caso de assassinato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário