domingo, 30 de junho de 2013

Agatha & História - Onde foi parar a Rainha do Crime? (1ª parte)


Extra! Extra! Agatha Christie

desapareceu!

 
 
Jornal da época com matéria sobre o desaparecimento de Agatha Christie


No final de 1926, uma notícia ganhava as manchetes dos jornais da Inglaterra: Agatha Christie (voluntária ou involuntariamente – não se sabe ao certo) nos presenteou com um de seus maiores mistérios. Só que desta vez, a novidade ficou por conta de ter sido ela mesma a protagonista da história: a Rainha do Crime simplesmente desapareceu por 11 dias seguidos.

Até os dias de hoje, um véu encobre as razões do desaparecimento e o próprio encadeamento dos fatos durante aqueles 11 dias. Algumas informações foram confirmados, outras, porém, são supostas por historiadores e pesquisadores. Com base nessas alegações, uma tentativa de ordenação cronológica dos acontecimentos seria a seguinte:

(Será que você consegue deduzir o que houve apenas com estas precárias pistas?)


* 3 de dezembro de 1926 (sexta-feira):

- Agatha Christie escreve uma carta para sua secretária pedindo-lhe que cancele as reservas para hospedagem em Yorkshire.

- À noite, ela sai de sua casa em seu carro, um Morris Cowley verde, levando consigo uma mala pequena.
 

* 4 de dezembro de 1926 (sábado):

- Agatha Christie envia uma carta de Londres para seu cunhado dizendo que estava a caminho de Yorkshire. Ele a recebe no segunda-feira, mas não chega a lê-la, pois ela se perde antes disso.

- Ela escreve outra carta para o Chefe de Policia de Surrey informando-lhe que ela temia por sua vida.

- O carro de Agatha Christie é encontrado perto do lago Silent Pool, em Newland’s Corner, Surrey, com o capô levantado e as luzes acesas. Dentro, abandonados, seu casaco de peles, a mala com seus pertences e uma carteira de motorista vencida.


O que teria acontecido? Estaria ela viva ou morta? As perguntas afloravam por toda parte e o mistério ganhou proporções internacionais após a policia de Surrey ter expedido uma notificação de pessoa desaparecida.




Uma recompensa de 100 mil Libras foi oferecida por qualquer informação que levasse a sua descoberta. 500 policiais em quatro países foram destacados para as buscas, auxiliados por escoteiros, cães farejadores e cerca de 15 mil de voluntários. Até mergulhadores e aviões foram utilizados – aliás, foi a 1ª vez que se usou aviões de busca para encontrar alguém desaparecido na Inglaterra.

Bem, ao final ficou-se sabendo que Agatha Christie passara todo esse tempo incógnita em um hotel, o então Hydropathic Hotel (hoje Old Swan) em Harrogate. Por que razão ela escondeu sua verdadeira identidade e até se registrou com um nome falso?

Muitas teorias foram formuladas para seu desaparecimento, desde questões pessoais a um golpe de marketing friamente arquitetado, passando por teorias fantásticas, como abdução (?!)  Quais teriam sido os verdadeiros motivos afinal? Leia na próxima segunda-feira, em mais uma edição de Notícias & Novidades – Onde estará a Rainha do Crime? (2ª parte).

(Ops! Acho que acabei me contagiando um pouquinho além da conta por todo este clima de mistério...)



Old Swan Hotel: http://www.classiclodges.co.uk/The_Old_Swan_Hotel_Harrogate 

sábado, 29 de junho de 2013

MISS MARPLE: CHÁ & BOLINHOS - O Método Miss Marple de Investigação


Ela pode até perder um ponto de tricô,

 mas não perde uma pista!




Joan Hickson como Miss Marple

Quando Agatha Christie nos apresenta Miss Marple pela primeira vez, em Assassinato na Casa do Pastor (Murder at the Vicarage), em um certo momento ela a compara com outra mulher idosa, dizendo que:
Miss Marple é uma velha senhora de cabelos brancos, modos gentis e atraentes. – Miss Wetherly é uma mistura de azedume e entusiasmo. Das duas, Miss Marple é sem dúvida a mais perigosa.





Visão Aguda da Natureza Humana




Geraldine McEwin como Miss Marple


Ora, como poderia uma velhinha tão doce e pacata ser assim tão perigosa? De que modo assustaria alguém esta senhora, como também a descreve Agatha Christie:

alta, magra, de olhos azuis e face enrugada, toda cor de rosa e branca. (?) 

 A resposta é tão simples e pacata quanto ela mesma: está em sua visão aguda da natureza humana – tão diametralmente oposta a sua visão verdadeira- aquela que usa para fazer seu tricô, mas que muitas vezes lhe falha e lhe faz perder um ponto.  




Uma Senhorinha Inglesa do Campo



Julia Mackenzie como Miss Marple

Na verdade, Miss Marple é apenas uma senhorinha inglesa do campo, que se ocupa com jardinagem e se encanta com a plantação de cenouras muito mais do que com belos ornamentos de cristal para a mesa de jantar em formato de cachos de uva.

De uma localidade para outra, ela tem que fazer longas caminhadas, e por isso valoriza sapatos fortes, confortáveis e úteis, muito mais do que belos saltos altos forrados de cetim para combinar com vestidos brilhosos. Ela carece da vivência luxuosa e movimentada das cidades.

Mas será que isso lhe faz mesmo alguma falta?



Chá e Sabedoria na Vida Campestre





Certa vez, seu sobrinho Raymond West, que não se importa muito com a vida no campo, disse-lhe que St. Mary Mead, localidade onde Miss Marple mora, era como uma poça estagnada.
Na verdade, - respondeu Miss Marple calmamente, - esta metáfora não é muito boa. Eu creio que nada é tão cheio de vida quanto uma pequena gota d’água de uma poça estagnada debaixo do microscópio.

Sua grande vantagem é justamente a vida campestre. Miss Marple percebe de um modo singular que a natureza humana é exatamente a mesma em todo lugar, de forma que as probabilidades de ocorrer um crime na cidade são equivalentes as de ocorrer um crime em St. Mary Mead. Ou em qualquer outra parte habitada do mundo. A vantagem, como ela bem observa, é que fica bem mais fácil observar os caprichos da natureza humana na relativa calmaria do campo do que no agito da cidade.

E, além disso, após uma revigorante soneca no meio da tarde, ainda sobra tempo para um agradável chá com bolinhos. Estão servidos?





sexta-feira, 28 de junho de 2013

Curiosidades - A Ratoeira: Agatha Christie Barrada no Baile!




Uma Festa, um Discurso,

e uma Falha Enorme:










a festa: Publicidade e Glamour 

 
Quando a peça teatral de Agatha Christie A Ratoeira entrou em seu 5º ano em cartaz, o produtor Peter Saunders promoveu uma festa publicitária a fim de comemorar o seu grande sucesso. 


Foi um evento glamoroso, no deslumbrante salão do Savoy Hotel, em Londres. Houve um banqueta ao qual compareceu a elite dos artistas da época, como Richard Attenborough, Julie Andrews, Margaret Lockwood, entre outros.


Teatro St. Martin e o 49º ano de A Ratoeira em cartaz.



a falha: Agatha Barrada no Baile!

Todavia, o fato mais curioso da noite ficou mesmo por conta de Agatha Christie, ainda que involuntariamente. Avessa como era a flashes e a ficar no centro das atenções, havia rumores de que a tímida escritora não compareceria a sua própria comemoração.

Mas ela foi ao evento, discretamente. Porém, como não levou um ingresso, imagine só: foi barrada na entrada!

É claro que foi uma confusão dos recepcionistas, pois sua imagem não era assim tão conhecida, já que ela não costumava participar dos grandes eventos sociais.



Agatha Christie e a atriz Margareth Lockwood
durante uma festa da peça, Londres, 1956.



o discurso:
A Gentil Criatura  &  Os Homicídios


Muitos discursos foram proferidos naquela noite, especialmente por atores que interpretaram papeis na peça.
O mais interessante deles, em minha opinião, foi feito pelo dramaturgo Sir Alan Herbert. Disse ele:
Como esta gentil criatura tem sido obcecada há 45 anos por assassinatos repulsivos? Ela descobriu que todos os homens gostam de enigmas e que quase todas as mulheres têm uma grande inclinação por homicídios.
Bem, não estou certa se é exatamente isso, mas, seja qual for o segredo de Agatha Christie, que bom que ela o descobriu!
**************************


Leia mais neste blog:  
Curiosidades & Informações sobre A Ratoeira:

* Ratos de presente para a Rainha da Inglaterra  


* A Ratoeira: 60 anos – Encenação de gala  



* Criatividade & Marketing - cartazes geniais de montagens da peça

http://www.agathachristieobraeautora.blogspot.com.br/2013/11/curiosidades-ratoeira-criatividade.html 








 

Poirot: Bigodes & Bengala - TIMELINE de HERCULE POIROT


A  LINHA  do  TEMPO  de  POIROT 


David Suchet como Hercule Poirot

Para você - fã do maior detetive de todos os tempos - acompanhar o resumo dos fatos mais importantes de sua vida, ano a ano, desde que surgiu, em 1904, até seu falecimento, em 1975, conforme a obra de Agatha Christie.



  1904:

– Poirot se aposenta da força policial belga como detetive.
– abre seu próprio escritório na Europa.
– conhece o Inspetor Japp e depois o Capitão Hastings.



Hugh Fraser como Cap. Hastings e David Suchet como Poirot


*********************


1916:

– Poirot chega a Inglaterra como um refugiado belga da 1ª Guerra Mundial
– É auxiliado por Mrs Inglethorpe, de Styles Court.
– Encontra Hastings novamente.
– Soluciona o assassinato em Styles Court juntamente com Hastings e Japp.
– Abre seu escritório na Inglaterra.
– Muda-se para seu famoso endereço: Farraway Street nº 14, Londres, com Hastings.



Styles Court



*********************



1923:

– Poirot e seu amigo Hastings solucionam um assassinato na França.



*********************

1925 (aproximadamente):

– Poirot soluciona um roubo de joias.
– Encontra a Condessa russa Vera Rossakoff pela primeira vez.



David Suchet como Poirot e Kika Markham como Condessa Vera Rossacoff



*********************



1926:

– Poirot desmascara membros do grupo Os Quatro Grandes com ajuda de Hastings.
– Encontra-se com a Condessa Rossakoff novamente.
– Aposenta-se e muda-se para King’s Abbot, para plantar abobrinhas, onde vive por 1 ano.
– Soluciona o assassinato de Mr. Ackroyd.



Philip Jackson como Inspetro Japp e David Suchet como Poirot



*********************



1928:

– Poirot resolve na França o caso do roubo das joias e do assassinato de uma herdeira norte-americana.
– Contrata George como seu valete.  



David Yelland (ao fundo) como George e David Suchet (à frente) como Poirot


*********************



1932:


– Poirot e Hastings passam férias em em St. Loo e descobrem planos de tentativas de assassinato.



*********************




1934  (aproximadamente):


– Poirot se muda para Whitehaven Mansions nº 28. 
(conheça os arredores e o interior do prédio de Poirot em artigo desta blogazine: http://agathachristieobraeautora.blogspot.com.br/2013/06/pelos-bigodes-de-poirot-2-onde-morava.html  )







*********************



1935:




– Poirot viaja de avião para a Inglaterra onde um banqueiro francês é assassinado para ajudar o Inspetor Japp no caso.


– Poirot soluciona os (Assassinatos) Crimes A B C com Hastings e Japp.


*********************


1936:


– Poirot e resolve o caso do assassinato do anfitrião durante o jantar, juntamente com Ariadne Oliver.



*********************

1937:


– Poirot encontra o Coronel Race e soluciona o assassinato no Rio Nilo.


– Hastings ajuda Poirot a resolver o caso do acidente de uma senhora idosa.


– Poirot e Inspetor Japp investigam o pretenso suicídio de uma jovem




David Niven como Coronel Race em Morte no Nilo, 1978


*********************


1939:


– Poirot contrata Felicity Lemon como sua secretária.


David Suchet como Poirot e Pauline Moran como Miss Lemon


*********************

1941:



– Poirot resolve um crime no Jolly Roger Hotel.



*********************

1946:



– Poirot vê acidentalmente a Condessa Rossakoff anos depois, agora como proprietária de um clube noturno.



*********************

1948:


– Poirot viaja para Warmsley Vale para solucionar o assassinato de uma jovem esposa.



*********************


1952:


– Poirot e Ariadne Oliver juntam-se para resolver o assassinato de uma senhora e inocentar um homem.



David Suchet como Poirot e Zoe Wanamaker como Mrs. Oliver



*********************


1955:


– A irmã de Miss Lemon pede a ajuda de Poirot em um albergue para a juventude.


*********************


1956:


– Ariadne Oliver e Poirot ajudam em uma caçada ao assassino de uma jovem.


*********************


1963:


– Colin Lamb pede a ajuda de Poirot no caso do assassinato de um homem desconhecido.



*********************

1969:



– Poirot junta-se a Ariadne Oliver e Spence para solucionar um assassinato em uma festa de Halloween.



David Suchet como Poirot e Zoe Wanamaker como Mrs. Oliver

*********************


1972:


– Poirot ajuda Ariadne Oliver e Spence a resolver um caso de assassinato ou suicídio de décadas atrás.




*********************


1975:



– Georges deixa o emprego com Poirot.

– Poirot vai para Styles Court.

– Poirot e Hastings trabalham juntos para encontrar um assassino no último caso de Poirot.
– Hercule Poirot, detetive belga, falece em Styles Court

Hugh Fraser como Cap. Hastings (ao fundo) e David Suchet como Poirot


*********************


Traduzido de: HPC - Hercule Poirot Central - link permanente em Sites + Blogs Amigos