quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Notícias & Novidades - Festival Agatha Christie 2013 em Torquay

FESTIVAL  AGATHA CHRISTIE 2013 – TORQUAY

Banner promocional do Festival Agatha Christie - Torquay 2013



Ao Sul de Devon, na Inglaterra, localiza-se a belíssima Baia de Tor, com sua costa de relevo deslumbrante e águas agradáveis. Ela constitui a assim chamada Riviera Inglesa, um verdadeiro resort turístico formado pelas cidades de Brixham, Paignton, Babbacombe e Torquay. Esta última, todavia, mais ao Norte da baia, detém um atributo especial sobre as outras: foi em Torquay que, a 15 de setembro de 1890, nasceu Agatha Christie, e foi lá também que a escritora cresceu e morou até seu 1º casamento, em 1914, tendo retornado anos depois, ao lado de Max Mallowan, seu segundo marido, para lá viver até o fim da vida.

Torquay, Riviera Inglesa
Todos os anos no mês de setembro, a Riviera Inglesa, e em especial Torquay, se torna o palco de um fabuloso festival: o Festival Agatha Christie. Durante uma semana, fãs do mundo inteiro se reúnem lá para celebrar a Rainha do Crime, participando de diversos eventos super excitantes, como festas em roupas típicas da época de Agatha Christie, competições, mistérios para serem solucionados, lançamentos de livros, apresentações teatrais, encenações especiais com a presença dos atores que interpretam personagens da escritora em filmes, etc., tudo em sua honra. Se você é um fã ou mesmo um admirador mais pacato, vai adorar conhecer este festival simplesmente incrível, nem que seja somente através 

 
de reportagens e fotos! Por isso, como 1ª publicação especial desta Revista-blog no Mês Agatha Christie, resolvi apresentar o Festival Agatha Christie deste ano - 2013 - que começará daqui a 15 dias, entre os próximos dias 15 e 22 de setembro, em Torquay (links ao final). Porém, acontecem vários eventos diariamente, e como não há espaço aqui para falar de todos eles, eu vou destacar dois por dia, conforme consta em sua programação oficial. Assim, quem nunca teve a oportunidade de ir, poderá sentir o gostinho de como o Festival Agatha Christie é simplesmente imperdível. Depois de ler este artigo, então, quem sabe você se anima, pois, se correr, ainda há tempo de participar! 
  
DESTAQUES do FESTIVAL AGATHA CHRISTIE em 2013

DOMINGO – dia 15 de setembro de 2013:

festa a caráter no Festival Agatha Christie em Torquay
local: beira-mar de Torquay:


Para começar o Festival com animação e dar as boas vindas a todos, uma festa organizada pelo Rotary Clubs of Torbay e baseada na festa descrita no livro A Extravagância do Morto (Dead’s Man Folly), com bolos, salgados, jogos, dança e música.


local: The Grand Hotel
Celebração do aniversário de Agatha Christie com um coquetel temático dançante, ao som da banda de Cole Porter e ao sabor de um drink especial e do famoso bolo Deliciosa Morte – Delicious Death, especialmente criado em honra da escritora (leia mais sobre o bolo e veja a tradução que fiz de sua receita no marcador Curiosidades!) Ah, sim, o mais legal: todos se vestem a caráter como nos anos de 1920!



SEGUNDA – dia 16 de setembro de 2013:

locais: Dartmoor e a Riviera de Agatha Christie

Passeio de ônibus pelos locais que inspiraram e que serviram de palco para diversas obras da Rainha do Mistério, tendo como guia especial John Risdon, um expert em Agatha Christie em Devon, e com paradas para o almoço e para o chá/café.


local: Princess Theatre



Noite de estreia da peça clássica Go Back for Murder (Retorne para o Assassinato), em uma produção da Companhia Teatral Agatha Christie especialmente para o Festival em Torquay.










TERÇA – dia 17 de setembro de 2013:

local: Greenway
evento em Burgh Island - Festival Agatha Christie
Em um evento exclusivamente organizado para o Festival de 2013, uma visita a Greenway, a casa onde Agatha Christie morou, a portas fechadas, onde, pela primeiríssima vez, os visitantes poderão segurar com suas próprias mãos – usando luvas, naturalmente – a coleção com as primeiras edições de livros da escritora! Nossa, acho que será emocionante!


local: Burgh Island Hotel

Um dos meus eventos prediletos: um divertido almoço no belo Hotel em Art Deco, com vestimentas a caráter (anos de 1920) e um tour pela área reservada do hotel e pela lindíssima Ilha Burgh.


QUARTA – dia 18 de setembro de 2013

local: Baia de South Devon


A bordo do navio da II Guerra Mundial, The Fairmile, um cruzeiro-sarau que oferece canapés, drinks e música do período dos anos de 1940 e 1950. Ah, os trajes devem ser típicos desta época também.

local: Torre Abbey

Nos jardins da Abadia de Torre, uma curiosa conversa com o jardineiro chefe, que nos conta sobre as plantas venenosas dali e como Agatha Christie aprendeu sobre elas para depois utilizar este conhecimento em seus livros, tudo envolto em uma atmosfera de glamour típica da vida social dos anos de 1930, com músicas da época, garçons a caráter e chá com bolo em mesinhas no gramado.

 
QUINTA – dia 19 de setembro de 2013

local: Grand Hotel


black tie à moda dos anos '20 no Festival Agatha Christie
Sir Mathew Prichard, o neto de Agatha Christie e grande incentivador da preservação da memória e divulgação da obra de sua querida avó, conversará, no meio da tarde, com os fãs e trará para este encontro informal um convidado surpresa. Hum, quem será?

local: Grand Hotel

À noite, jantar literário de gala –black tie -  com a presença do convidado especial, o escritor Val McDermid, também autor de estórias de crime e suspense.


SEXTA – dia 20 de setembro de 2013

local: Grand Hotel



cartaz oficial da All Vintage
Fair em Torquay 2013
Para quem não resiste a umas comprinhas: All Vintage & Lovely Fair (algo como: Feira com Tudo Vintage & Adorável), onde Miss Evy Eventos Ltda. apresenta 25 stands com inspiração vintage, remetendo, naturalmente, à época de Agatha Christie e de seus livros, incluindo roupas, louças, utensílios domésticos, e muito mais. É maravilhoso, mas é bom guardar algum dinheiro para este dia...

local: Cafè Coleton

Jantar dançante ao som do trio de jazz Art Deco Music, para não sair do clima da época em que Agatha Christie viveu na juventude.


SÁBADO – dia 21 de setembro de 2013

local: Estação de Trem Babbacombe Cliff, Torquay.


festa a caráter no Festival Agatha Christie
Sábado será um dia de crimes e mistérios! O famoso diamante Deslumbre de Babbacombe foi roubado na estação de trem e há 5 suspeitos. Neste evento excitante, temos a chance de participar de uma investigação: podemos interrogar os suspeitos e encontrar pistas na área, depois formulamos nossa teoria para a solução do mistério e informamos ao policial de serviço, tudo acontecendo ao som ambiente da High Society. É divertidíssimo!

local: Trem Riviera Belle, Dartmouth
 
Joan Hickson e David Suchet no Festival Agatha Christie
Imperdível! Outro dos meus eventos prediletos, um jantar regado a crime e suspense a bordo do vagão restaurante do antigo trem Maria-fumaça, onde atores da Companhia de Teatro Candlelight representam um crime de assassinato. Porém, nós não sabemos de nada – sequer sabemos quem dos passageiros são turistas ou atores, ou quando o crime ocorrerá, ou qual será o crime, etc. Simplesmente qualquer coisa pode acontecer – inclusive, nós mesmos podemos ser o morto! Ou até o criminoso! É um mistério total.





DOMINGO – dia 22 de setembro de 2013

local: Igreja de Todos os Santos

Agatha Christie
No último dia do Festival de 2013, um serviço religioso especial em honra à memória de Agatha Christie na igreja a qual ela frequentava, onde foi batizada e onde fez a Cristianização.

Bem, este é apenas um resumo dos eventos programados para o Festival Agatha Christie de 2013. Muito mais coisas acontecem diariamente, vários eventos excitantes envolvendo um crime para ser solucionado pelos participantes, a presença de pessoas ilustres, passeios, eventos aquáticos, muitas festas, almoços, jantares, música, lembrancinhas para se comprar, etc. Eu não vou ao Festival Agatha Christie deste ano. Mas, confesso que foi um grande prazer pesquisar sobre a programação oficial de 2013 e assim poder escrever esta postagem. À medida que fui selecionando os eventos e as fotos para publicar, é como se eu estivesse participando do Festival mais uma vez. Espero de coração que eu tenha conseguido lhe proporcionar esta mesma sensação. E, por favor, quando for ao Festival, não se esqueça de me contar tudo a respeito!

Assista ao vídeo promocional do Festival Agatha Christie 2013 – Torquay no link:


 

Especial Setembro 2013 - Mês Agatha Christie

ESPECIAL  SETEMBRO de 2013:

MÊS AGATHA CHRISTIE

 

 
Em 15 de setembro de 1890 nascia em Torquay, Devon, na Riviera Inglesa, Agatha Christie, uma das mais famosas e a mais lida escritora de todos os tempos – só perdendo para a Bíblia Católica, conforme dados do Guiness Book of Records. Detentora de tantos predicados e tão venerada por seu público, o fato é que um único dia é muito pouco para comemorarmos nossa querida Rainha do Crime. Em vista disso, resolvi, aqui nesta Revista-blog dedicada à Agatha Christie e sua obra, que o mês de setembro será inteiramente voltado para a celebração da vida e do legado literário de nossa venerada escritora!

Assim, preparei ao longo das últimas semanas algumas novidades e surpresas, de modo que todas as postagens do mês de setembro serão especiais. Por exemplo: sabe aquele link que fixei acima, no cabeçalho do blog, para a entrevista que Agatha Christie concedeu (em inglês, obviamente) a BBC de Londres em 1955? Eu a traduzi, e será postado em uma das publicações especiais da seção Entre Aspas. E como foi a relação entre Agatha Christie e seus dois mais famosos detetives, Miss Marple e Poirot? Como surgiu a inspiração para criá-los? Falo sobre isso nas postagens especiais de Chá e bolinhos com Miss Marple e Pelos Bigodes de Poirot! E quanto a você: como foi que se tornou um fã de Agatha Christie? Fiz esta pergunta a alguns fãs assíduos do blog e publicarei seus relatos em uma nova seção: Palavras de Fã.



Agatha Christie
Por falar em inauguração de novas seções no blog, ao pensar em matérias comemorativas sobre Agatha Christie, imediatamente me ocorreu cobrir o Festival Agatha Christie de 2013, que acontece todos os anos em Torquay, sua cidade natal, agora no mês de setembro (é a 1ª postagem especial que vou publicar logo em seguida desta). Foi aí então, revisitando Torquay nas memórias de minhas inúmeras visitas à cidade, durante ou fora da temporada do Festival, e em minhas centenas de fotos particulares tiradas lá - que me dei conta de como Torquay é rica em mil e um eventos literários e locais históricos e curiosidades acerca de nossa amada escritora: enfim, como ela fervilha de fatos ligados ao universo de Agatha Christie. Logo percebi que um mês não será suficiente para tratar de tudo, ainda que eu só falasse em Torquay todos os dias. Então, criei mais uma seção para a Revista-blog: Coisas Legais para se fazer em Torquay. Esta começará em setembro e se estenderá pelos meses seguintes, e através dela pretendo levar a todos a visitar ou revisitar esta cidade que foi super importante na vida de Agatha Christie.  

Eu estou animadíssima com as postagens deste mês. Preparei-as com todo o cuidado e com todo o carinho para que possamos celebrar juntos a vida, a memória e a obra de nossa amada Rainha. Espero que vocês se divirtam lendo-as tanto quanto eu me diverti as escrevendo!

Feliz setembro a todos!
Christy Siqueira.


terça-feira, 27 de agosto de 2013

Link Legal - Uma Nova Viagem no Expresso do Oriente


De Londres a Istambul em grande estilo!





Recentemente, publiquei um breve resumo da história de uma dos mais famosos trens de todos os tempos: o Expresso do Oriente, e que serviu como palco para diversos filmes e livros, especialmente aquele em que Poirot resolve mais um caso misterioso: Assassinato no Expresso do Oriente (Murder on the Orient Express), de Agatha Christie.  (veja em:
 http://agathachristieobraeautora.blogspot.com.br/2013/07/curiosidades-o-expresso-do-oriente.html ),

Para quem gostou – do livro e da história do luxuosíssimo trem – trago hoje na edição da seção Link Legal 3 dicas.


Dica nº 1:






A 1ª delas, atendendo a pedidos, o principal link (em documento pdf) no qual pesquisei sobre a história do Expresso do Oriente para escrever a postagem anterior. Nele, você pode encontrar muitos mais dados e curiosidades.



Dica nº 2:



David Suchet

A 2ª dica é o programa especial da BBC no qual o ator David Suchet, que interpreta Hercule Poirot na recente série de sucesso da TV britânica, nos conduz em uma viagem fascinante pelo Expresso do Oriente. Ele embarca em Londres e segue até Istambul, fazendo várias escalas pelo trajeto. Como apresentador do especial, Suchet vai nos mostrando todo o interior do glamoroso trem em detalhes, seus vagões, a tripulação, os funcionários em cada estação, além de partes das operações e do manejo do comboio, as quais são restritas aos funcionários - tudo isso enquanto narra fatos interessantes acerca da história do trem.







Além disso, no documentário, a câmera não fica voltada apenas para o interior do Expresso do Oriente. As paisagens belíssimas, e por vezes exóticas, por onde passa o trem à medida que se vai aproximando de seu destino final, na Turquia, também são mostradas e têm uma participação especial no programa. Afinal, admirar a vista confortavelmente recostado em uma poltrona constitui parte fundamental de uma viagem de trem! É como define muito bem David Suchet, ao final do documentário:


“O importante não é chegar ao destino, mas como se chega a ele.”



Dica nº 3:






Podemos nos sentir como se também fôssemos um dos passageiros desfrutando desta jornada maravilhosa. Vale realmente a pena assistir. Nesta versão, cujos links disponibilizo abaixo, o especial foi dividido em 4 partes:




parte 4) http://www.youtube.com/watch?v=fQMyHujuVW4


Obs: Ah, que pena! Parece que o YouTube bloqueou os links para o vídeo. Bem, eu consegui assistir e lembro-me que havia links em diferentes idiomas do mesmo documentário. Vou procurar algum em outra língua qualquer para postar: se não conseguir entender, pelo menos dá para ver as cenas que são belíssimas.



Em todo caso, seguem abaixo outros Links Legais sobre o Orient Express:

1) Outro programa especial da BBC sobre "Coisas que você deve fazer antes de morrer". É claro que viajar no Expresso do Oriente é uma delas!

http://www.youtube.com/watch?v=dzYu6DT9AuA

2) Um pouco sobre a história do Expresso do Oriente enquanto viajamos nele, produção da Pegasus Entertainment:

http://www.youtube.com/watch?v=7Ky4ic_di50

3) Vídeo promocional da British Pullman United Kingdom: tem fotos lindas!

http://www.youtube.com/watch?v=NyY_Nl5SoSM

cena de Assassinato no Expresso do Oriente (1974)

Para completar esta edição de Link Legal sobre o Expresso do Oriente, a 3ª dica é o vídeo com o making-of do filme clássico de 1974, de Sidney Lumet, baseado na obra homônima de Agatha Christie, Assassinato no Expresso do Oriente (Murder on the Orient Express).
Albert Finney como Hercule Poirot


O filme britânico traz no elenco um grupo de atores consagrados e largamente premiados, como Albert Finney, interpretando Hercule Poirot (uma das – senão a melhor – interpretação de Poirot de todos os tempos); Lauren Bacall, como Sra. Hubbard; Sean Connery, como Cel. Arbuthnott; Jacqueline Bisset, como Condessa Andrenyi; Anthony Perkins, como Hector McQueen; Vanessa Redgrave, como Hildegarde Schmidt; Michael York, como Conde Andrenyi, só para citar alguns. Não preciso nem dizer que quem se considera fã da obra de Agatha Christie tem que assistir esta produção! O link do making-of deste filme é o seguinte:


Espero que se divirtam bastante com as dicas e,  mais uma vez, que façam uma ótima viagem!

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Poirot: Bigodes & Bengala - Paródias de Hercule Poirot - 2ª parte: na TV


Quem desdenha quer comprar.

David Suchet como Hercule Poirot
É o que consta no dito popular. Assim, quando a dramaturgia mundial satiriza Hercule Poirot, o implacável detetive criado por Agatha Christie, na verdade, estão demonstrando o quanto o admiram – ou se incomodam com ele. Como disse o próprio Poirot certa vez:

Realmente, eu não consigo sentar-me em uma cadeira e passar o dia todo refletindo o quão verdadeiramente admirável eu sou.

Sem dúvidas, nutrindo simpatias ou não por ele, não se pode negar que Hercule Poirot é verdadeiramente notável, não é mesmo? Bem, indiscutível é o fato de que o famoso detetive belga impactou muita gente no mundo todo, de uma forma ou de outra. Na última postagem sob o marcador: Pelos bigodes de Poirot!, falei de alguns filmes que trouxeram paródias do nosso amado detetive. Conforme prometido, nesta 2ª parte apresento algumas outras referências caricatas a Hercule Poirot que circularam pela TV.

Quem se lembra daqueles bonecos de Muppets Show, o sapo, a porquinha e os outros? Pois bem, na reedição do seriado, o Muppets Tonight, que foi ao ar entre 1996 e 1998, Poirot aparece em seu 8º episódio, interpretado por Jason Alexander. Eu não sou particularmente fã dos bonecos comandados pelo sapo Caco, e, por isso, em minha opinião, a graça aqui fica mais mesmo por conta do nome do episódio, que faz um trocadilho de grande inteligência cômica com o título do livro original de Agatha Christie: Murder on the Desorientated Express, algo como Assassinato no Expresso Desorientado. Eu achei bem adequado para os  constantemente desorientados bonecos.

Mais conhecido pela sigla: MST3K, o seriado cult norte americano, criado por Joel Hodgson, Mystery Science Theater 3000, que foi ao ar de 1988 a 1999, apresentou o que eu considero uma homenagem bem bacana a Hercule Poirot. Trata-se de um seriado de ficção científica onde, no episódio intitulado The Rebel Set, o personagem Tom Servo, interpretado então por Kevin Murphy, veste-se de Hercule Poirot e o personifica na tentativa de descobrir a identidade do ator de filmes classe B, Merritt Stone, conforme o mistério que envolvia a trama da estória. Dentre dezenas de detetives que povoam o universo da ficção, para este caso especialmente enigmático ele resolveu personificar Poirot, o único detetive que julgou ser capaz de resolver o mistério. Muito bom!

Os ingleses tem mais senso de humor do que se imagina - ainda que o bom gosto deste tipo de humor possa ser questionado. No programa britânico de sketchs (cenas pequenas e breves de comédia) chamado That Mitchell and Webb Look, no ar desde 2006, Poirot, sempre encarnado por David Mitchell, já foi parodiado diversas vezes. Em uma cena, ele se encontra com o Capitão de um navio, sendo que o Capitão é interpretado simultaneamente pelo mesmo David Mitchell, o que provoca alguma confusão e algumas gargalhadas. Na outra cena, Poirot consegue a proeza de identificar uma assassina através de uma única evidência: sua terrível voz maligna. Ocorre que aquele seria o tipo de voz que somente mulheres assassinas são capazes de usar... Hum, sei... Bem, meio embaraçado, ele depois também admite que, exceto pela voz maligna da mulher, ele não conseguiu encontrar mais nenhuma outra evidência.

Além da dramaturgia, Poirot também aparece com bastante frequência, explicitamente ou como uma referencia icônica, em outras formas midiáticas e nos mais variados produtos comercializados pelo mundo. Na próxima postagem de Pelos bigodes de Poirot!, eu trarei alguns outros exemplos de por onde o mais famoso e celebrado detetive criado por Agatha Christie andou perambulando e deixou sua inconfundível marca. Até lá! 


terça-feira, 20 de agosto de 2013

ENTRE ASPAS - Destino ou Coincidência?


Sinais de terra
 


Agatha Christie nos revelou diversas vezes jamais ter ambicionado ou planejado tornar-se escritora. Bom, na vida, há quem acredite em destino, e há quem acredite em pura coincidência. Seja como for, o fato é que, mesmo muito antes de se dar conta disso, Agatha Christie já trilhava o caminho da popularidade através de seus escritos. Ela mesma nos conta como isso aconteceu quando teve seu poema impresso no jornal quando ainda era uma garotinha:

(Terceira parte: Entrada na Adolescência)

Por acaso apareci impressa com a idade de 11 anos. Sucedeu da seguinte maneira. Chegaram os bondes elétricos a Ealing – e a opinião pública logo irrompeu em fúria. (...) Simplesmente nós não necessitávamos de bondes; eles porém chegaram. Inexoravelmente chegaram e houve choro e ranger de dentes – e Agatha viu o seu primeiro esforço literário publicado, o qual constitui num poema. (...) Era composto de quatro estrofes (...) e lembro-me ainda da primeira:

When first the eletric trams did run
In all their scarlet glory
‘Twas well, but ere the day was done
It was another story.


Quando começaram a correr os primeiros bondes elétricos
Em seu escarlate glorioso
Foi bom, mas assim que findou o dia
Foi uma outra estória.

 
Esta história me faz lembrar muito daquela passagem bíblica, do Velho Testamento, quando Noé, após um longo tempo solitário navegando em sua arca, avista uma ave (alguns dizem que uma pomba branca) com um raminho de planta no bico, anunciando-lhe, assim, que havia terra nas proximidades e que sua pesarosa jornada estava chegando ao fim. Convencionou-se chamar a este episódio de bons presságios como sinais de terra.
 
 

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

PERSONAGENS que também AMAMOS - O Life Coach de Agatha Christie


Profissão:

Especialista nos Assuntos do Coração


Maurice Denham como Parker Pyne


Quem disse que Parker Pyne não é um detetive? E quem disse que é? Um detetive; um psicólogo; um manipulador; um bom camarada. A maioria dos estudiosos da obra de Agatha Christie concorda que o personagem principal de Parker Pyne Investiga (Parker Pyne Investigates), o simpático servidor público aposentado Parker Pyne, não se encaixa exatamente na categoria de detetive. Sendo assim, qual seria então o seu oficio? Eu tenho uma teoria.

LIFE COACH


Se você acessar o site do IBC – Instituto Brasileiro de Coaching (link ao final), você encontrará a seguinte definição: Life Coaching é uma modalidade de Coaching orientanda para vida pessoal, para aspectos como relacionamentos, planejamento, motivação, comunicação, família. No mesmo site consta, ainda, a seguinte explicação: o processo de Life Coaching é ideal para pessoas que estejam decididas a avançar no aprimoramento pessoal ou profissional. Para aqueles que estão dispostos a ampliar seus horizontes, ou empenhados em dar um novo rumo à vida.

Ora, mas não é exatamente isso o que Parker Pyne faz? Ajudar as pessoas a dar um novo – e mais feliz – rumo às suas vidas! Pronto: para mim, Parker Pyne é uma espécie de Life Coach – o pioneiríssimo Life Coach idealizado por Agatha Christie.


VOCÊ  É  FELIZ?


O ofício de Parker Pyne é o de ocupar-se em curar a tristeza. Muito mais do que se envolver em atividades de investigação, em solucionar crimes ou desvendar mistérios (embora ele até desempenhe um pouco destas atividades às vezes), Parker Pyne auxilia seus clientes a divisarem novas perspectivas em suas vidas e, assim, a recuperarem a felicidade perdida. Desde o princípio, ele deixa seus propósitos muito bem claros:





Você é feliz? Caso contrário, consulte Sr. Parker Pyne, 17 Richmond Street,

diz o anúncio publicado na coluna pessoal do Times. Lançando mão de manobras criativas, ele vai conduzindo seus clientes, conforme o caso, ao equilíbrio nas relações familiares, ou a melhora em seu relacionamento, ou a adquirir confiança em si mesmos, ou a enfrentar seus temores, ou a clarificar suas visões da vida. Enfim, a alcançar vários daqueles objetivos que são comumente listados como metas típicas de um processo de life coaching. E, a final de contas, aonde é que os targets de uma dinâmica de life coaching pretende nos levar senão a alguma forma de satisfação ou de felicidade?



REALIZANDO  SONHOS


Parker Pyne é uma espécie de Life Coach com a rara especialidade em realizar sonhos. Confundi-lo com um detetive é um engano, pois, em Parker Pyne Investiga, ele esclarece que não se considera como tal. A melhor definição de si mesmo e de seu trabalho pode ser encontrada lá também, em suas próprias palavras:

Eu sou, se você quiser colocar desta forma, um especialista nos assuntos do coração.

Concordo plenamente!


E você, é feliz? Então, conte-me um segredo: mesmo que se considere uma pessoa satisfeita, você não adoraria conhecer um Life Coach tão simpático como Parker Pyne? Quanto a mim, certamente que sim!



***************************