segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Link Legal - Começou o Jogo do Homem Misterioso 2013!


The Agatha Christie Mystery Man Game 2013

Que tal jogar um jogo de mistério, tão excitante como se você estivesse fazendo parte de um enredo de livro de Agatha Christie? Começa esta semana a nova edição de The Agatha Christie Mystery Man Game 2013: um jogo de pistas e dedução, jogado online pelo Facebook (link ao final), no qual os participantes devem descobrir a verdadeira identidade do homem ou da mulher misteriosa.

Na aventura deste ano, o homem misterioso irá matar oito moradores de St.Mary Mead (o mesmo vilarejo onde mora Miss Marple, mas estes  novos moradores não são personagens criados por Agatha Christie.) Durante o Festival de Outono no vilarejo, todas as vítimas tiveram sua sorte lida nas palmas de suas mãos por Margot Greer, mais conhecida como Margot Mística, que também previu seu próprio destino: será idêntico ao daquelas oito pessoas - a morte.

Os jogadores receberão um conjunto com as leituras de Margot Mística sobre a vítima à medida que cada uma for assassinada. A praticante de Quiromancia acredita que as pessoas estão sendo mortas devido a um crime que cometeram no passado, e suas visões constituem importantes pistas para o jogador solucionar o mistério. Abaixo, a reportagem publicada como uma introdução ao jogo:


The Agatha Christie Mystery Man Game 2013, porém, é todo em inglês, naturalmente. Mas se você só tem uma noçãozinha do idioma, tente!  Por que não? De qualquer forma, espero que se divirta!

 
 

domingo, 29 de setembro de 2013

Especial Setembro 2013: Mês Agatha Christie - Somos Felizes Súditos da Rainha do Crime


 
De escritora a Lady,
                        depois a Dame,
                                        depois a Rainha! 
 
Agatha Christie recebeu o nobre título de Dama do Império Britânico em 1971 (veja matéria de mesmo nome em Notícias& Novidades). Entretanto, de nossa parte, seus fãs, ela foi consagrada muito tempo antes com o título de:
 
A Rainha do Crime
 
Uma Mulher, Muitos Papéis
 
Agatha Christie
Dame Agatha era uma pessoa tímida, uma mulher que desfilava a elegância da modéstia, a beleza de um coração enorme. Durante sua vida, ela foi uma mãe dedicada, uma avó carinhosa, uma esposa companheira. Como se não bastasse, era perfeccionista, aplicada, e não se cansava – ou melhor, se cansava demais até – mas não desistia enquanto sua obra não estivesse bem escrita, o mistério bem construído, os eventos interligados. Fazer isso dá trabalho e não é tarefa fácil para qualquer escritor. Quem escreve pacatas e singelas crônicas para este blog, como eu, que o diga!

A Verdadeira Nobreza
 
Mas Agatha Christie soube desempenhar todas essas tarefas como poucos – ou como ninguém. A preciosidade de seus trabalhos é admirada, estudada, parafraseava, e serve como inspiração para a realização de filmes, seriados de TV, adaptações de peças teatrais, e, especialmente, para novos escritores do gênero. E, imagine só! - tudo partindo da mente de uma mulher que era antes de tudo uma mãe dedicada, uma avó carinhosa, uma esposa companheira...
Estes são, na realidade, os atributos que qualificam a verdadeira nobreza: aquela nobreza de cumprir o seu papel no mundo, arcar com suas responsabilidades cotidianas, fazer o que tem que ser feito. Aquela nobreza da alma, do caráter, do coração. Não é à toa que Agatha Christie foi, é e será amada e venerada por gerações após gerações.

Nós: seus Fãs, seus Súditos
 
Agatha Mary Clarissa Christie-Mallowan pode até ter recebido por parte da Rainha da Inglaterra o título de Dama por ter representado com destaque positivo a Grã-Bretanha. Porém, por ter divertido nossos dias, instigado nossas curiosidades, mexido com nossos nervos, brincado com nossas células cinzentas, suspendido nossas respirações, surpreendido-nos a cada capítulo, ela foi reconhecida como a suprema Rainha do Crime. Mais do que tudo isso, ela tocou profundamente nossos corações.
Somos hoje, declaradamente, felizes e fieis súditos da escritora que, um dia, tornou-se uma Lady, e que depois tornou-se Dame, mas que cima de tudo tornou-se nossa mais querida e maior Rainha!
 
 
Muito obrigada, Agatha Christie!
De sua eterna súdita,
Christy Siqueira.


quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Agatha & História - O título de Dama do Império Britânico


Ela era uma mera Escritora, 

                                    que tornou-se Lady,

                                                              que tornou-se Dame!


Agatha Christie

Os leitores mais frequentes desta Revista-blog já devem ter percebido que, por diversas vezes, eu me refiro à Agatha Christie como Dame Agatha. Bem, não se trata tão somente  de um estilismo ou de uma forma respeitosa ou carinhosa de me referir à autora. Trata-se, antes sim, da mais pura verdade: Agatha Christie é de fato uma Dame.






Agatha Christie: Dame Commander
of the British Empire


Rainha Elizabeth II da Inglaterra



Em 1971, nossa querida escritora foi agraciada com o título de Dama do Império Britânico pela Rainha Elizabeth II em uma pomposa cerimônia no Palácio de Buckingham. O nome completo da comenda é: Dame Commander of the British Empire, e é o equivalente, para mulheres, a um título de Cavalheiro, por sua vez, somente concedido a homens.



Conforme explicita o site oficial do governo britânico (links ao final deste artigo), o título foi instituído pelo Rei George V em 4 de junho de 1917, com o propósito de ser concedido a pessoas comuns por serviços prestados à Cora Inglesa. O interessante é que estes tais serviços podem se relacionar a qualquer ramo de atividade, incluindo, portanto, aquelas não combatentes e não militares.



Grand Cross - Badge



Uma vez que alguém é agraciado com o título, passa a ser obrigatória sua utilização em referências oficiais à pessoa. No caso, o título de Dame Commander of the British Empire pode ser resumido pela sigla DBE, e a sua detentora, no caso, Agatha Christie, passa a ser oficialmente referida como Dame Agatha Christie, ou ainda simplesmente, como é mais comum, por Dame Agatha.








Grand Cross - Star



A Mais Popular Escritora Inglesa
no Gênero

Uma curiosidade, todavia, é que o reconhecimento da importância de Dame Agatha pelo Império Britânico já havia ocorrido anteriormente. Anos antes de ser consagrada com o título de Dama, Agatha Christie, em 1956, por ser a mais popular escritora de estórias de crime e mistério, foi condecorada com as medalhas equivalentes à honra do mesmo título, mas não ainda com o próprio título de Dama – sutilezas do protocolo da realeza inglesa.  Estas medalhas são a Grand Cross – Star  (Grande Cruz – Estrela),  e a Grand Cross – Badge  (Grande Cruz – Insígnia), como se pode ver nas fotos acima. Note que as cores também são emblemáticas e representativas das condecorações: a fita é definida como cor de rosa com extremidades em cinza






Agatha Christie: Lady Mallowan



Sir Max  e Dame Agatha



Outra curiosidade é que seu marido, Max Mallowan, em 1960, recebeu condecoração semelhante por seus trabalhos em arqueologia, e depois, em 1968, foi consagrado Cavaleiro do Império Britânico. Como consequência, ele recebeu o título de Sir Max, e, automaticamente, Agatha Christie, como sua esposa, recebeu o título de Lady Mallowan. Três anos mais tarde, passou ela mesma a ser uma Dame, equivalendo-se, portanto, na hierarquia monárquica, ao próprio marido.


E foi assim que Agatha Christie passou de escritora para Lady e depois para Dame.  Grande Agatha!   




Para conhecer a história das medalhas e comendas, consulte o site oficial do governo britânico em: http://www.medals.org.uk/united-kingdom/united-kingdom024.htm


Para ver a lista das mulheres que receberam o título de Dame, clique em: http://www.nndb.com/honors/303/000051150/


Para ver a lista completa, clique em: http://www.nndb.com/honors/106/000048959/

 



terça-feira, 24 de setembro de 2013

Palavras de Fã - Participação Especial: Alessandra Sato

 
 
 

ESPECIAL  SETEMBRO 2013:

MÊS de ANIVERSÁRIO de

AGATHA CHRISTIE


 

Agora, o Fã é quem fala!

Todo nós, que somos fãs, já experimentamos esta curiosa trajetória entre o escuro sem graça do período quando desconhecemos um artista, e o fascinante mundo multicolorido de emoções que se descortina diante de nós depois que o conhecemos. Sabendo disso, para o primeiro tema da nova seção desta Revista-blog – Palavras de Fã – convidei vários fãs de Agatha Christie a responderem em poucas palavras a seguinte pergunta: como se tornou fã de Rainha do Crime.

Respondendo essa pergunta de um jeito criativo, olhem só que legal o desafio que Alessandra Sato nos propõe nestes versos: será que você consegue desvendar o mistério antes do fim dos versos? Envie um comentário dizendo se conseguiu e o que achou desta proposta super legal da Alessandra!

************************************************

DESVENDE MEU ENIGMA, SE FOR CAPAZ!

Enigmas, mistérios, crimes aparentemente sem solução:

Livros que nos prendem da primeira a última página.

Pistas espalhadas pela estória, verdadeiras e falsas,

Resolver o mistério antes do fim: quase impossível!

Agatha Christie: a maior de todos os escritores de suspense,

Mostra-nos como podemos ser facilmente enganados

Surpreendendo-nos ao final com uma solução lógica,

Só nos restando suspirar, aliviados, de toda a tensão da estória.

Inspirada pela Rainha do Crime, resolvi desafiar você:

Mantendo um enigma escondido nestes versos.

Tente solucioná-lo – mas faça isso antes do final do poema!

Ousei aqui também instigar você – fã de estórias de detetive!

Resolva este mistério se for capaz – mas preste a atenção nesta pista:

Iniciais destes versos devem ser lidas

Ordenadamente, calmamente, uma a uma,

Porém na ordem inversa – e você terá uma surpresa!
 

Alessandra Sato
 
 
 

Palavras de Fã - Participação Especial: Vera Lima


 
ESPECIAL  SETEMBRO 2013:
MÊS de ANIVERSÁRIO de 

AGATHA CHRISTIE







Agora, o Fã é quem fala!

Todo nós, que somos fãs, já experimentamos esta curiosa trajetória entre o escuro sem graça do período quando desconhecemos um artista, e o fascinante mundo multicolorido de emoções que se descortina diante de nós depois que o conhecemos. Sabendo disso, para o primeiro tema da nova seção desta Revista-blog – Palavras de Fã – convidei vários fãs de Agatha Christie a responderem em poucas palavras a seguinte pergunta: como se tornou fã de Rainha do Crime.

 
Hoje, Vera Lima, com uma dose de humor, nos conta como foi que se tornou fã de Agatha Christie e também um pouco de suas desventuras com a pronúncia do nome de Poirot. (Quem nunca o pronunciou errado, que atire a primeira pedra!)

 

****************************

 
 
Meu primeiro contato com Agatha (olha a familiaridade) foi a partir de livros alheios. Minha tia tinha uma enorme coleção de livros da Agatha, acho que era uma coleção completa, pelo menos no que diz respeito aos romances policiais. Mas eu confesso que não tinha a menor curiosidade porque não gostava muito de estórias de detetive.

 

Até que conheci Sebastião, que eu chamava de Sebastian, um negro lindo, inteligente, simpático, que era motorista na casa da minha tia. Sim, eu sou a prima pobre da família, e sim, tive sempre um fraco por, digamos, pessoas do gênero masculino pertencentes à etnia afro-americana. Mas estamos nos desviando do foco.

 

Sebastian era leitor assíduo de Agatha e insistia em indicar os livros dela. Relutante, apenas pra ter assunto com Sebastian corri à estante de titia e peguei qualquer volume sem nem olhar o título. Nem lembro que livro era esse. Foi tão boa a leitura que não parei mais de ler e apreciar romances policiais.

 

Sebastian ficou esquecido no tempo como uma vaga lembrança, algo moreno jambo escuro e aquele sorriso branquíssimo. Já Agatha eu visito e revisito sua obra policial e cada vez o prazer se renova. Até porque nunca lembro quem é o assassino, então, cada releitura tem sabor de novidade e de espanto.

 

Quando terminei de ler meu primeiro livro da Agatha, encontrei Sebastian ansiosa e orgulhosa pra comentar o livro, o assassino, a trama. E disse, já toda íntima da literatura de Agatha: - adorei o detetive Hércules Póiroti. Tanto esforço pra demonstrar que estava à altura de Sebastian...

Vera Lima



 

Palavras de Fã - Participação Especial: Julia Helena







ESPECIAL  SETEMBRO 2013:
 
MÊS de ANIVERSÁRIO de

AGATHA CHRISTIE


 
 
  
Agora, o Fã é quem fala!

Todo nós, que somos fãs, já experimentamos esta curiosa trajetória entre o escuro sem graça do período quando desconhecemos um artista, e o fascinante mundo multicolorido de emoções que se descortina diante de nós depois que o conhecemos. Sabendo disso, para o primeiro tema da nova seção desta Revista-blog – Palavras de Fã – convidei vários fãs de Agatha Christie a responderem em poucas palavras a seguinte pergunta: como se tornou fã de Rainha do Crime.

Neste relato, Julia Helena nos conta como se tornou uma grande fã de Agatha Christie depois que fez uma viagem a Torquay, terra natal da escritora.


************************************************


DESCOBERTA ACIDENTAL de AGATHA CHRISTIE
 


Eu não só adoro viajar como também trabalho neste ramo. Assim, em 2002, quando eu estava fazendo uma viagem pelo Sul da Inglaterra, fui parar em Torquay, que é onde nasceu Agatha Christie. Naquela época, eu não era uma fã dela, sabia que ela existia, talvez tivesse lido ou começado a ler algum livro dela, confesso que não tinha a menor lembrança disso, e talvez também tivesse visto algum filme, não tinha certeza. Bem, Agatha Christie era para mim completamente indiferente naquela época. Porém, praticamente tudo em Torquay  gira em torno dela: os hotéis, as pousadas, as igrejas, as praças, as ruas, as lojas antigas, os prédios antigos, a estação de trem, as praias, a marida, os piers, todos têm alguma estória pra contar relativa a ela, alguma coisa que Agatha Christie fez em sua vida naquele lugar. Me lembro que tinha um café que vendia salgados e sanduiches, e os nomes eram nomes de livros dela. Assim, você tinha que pedir um Assassinato no Campo de Golfe sem tomate e com maionese, ou tinha que perguntar o se dava para preparar um Caso dos Dez Negrinhos sem ovos. Era engraçado!  Além disso, para onde você olhava pela cidade, tinha uma placa de metal grande com uma foto de Agatha Christie no centro e o nome do local. As vezes, tinha até a explicação do que aquele lugar tinha a ver com ela.

Bem, o fato é que é impossível ir a Torquay e não dar uma olhadinha pelo menos em um livro de Agatha Christie. Eu e uma de minhas amigas ficamos curiosa para saber o que que ela tinha de tão especial, e compramos um livro, o único que encontramos de uma edição portuguesa, para ler, que era o Morte no Nilo. Eu fiquei tão presa a estória, tão intrigada com o mistério, que não queria sair do quarto do hotel até acabar de ler! Minha amiga que também quis ler não ficou assim tão entusiasmada, mas leu tudo também, e a outra ficou danada da vida porque teve que passear sozinha enquanto eu lia o livro. Depois disso, foi uma consequência automática eu me tornar uma grande fã. É pena porque se eu já fosse fã antes de ter ido a Torquay, acho que eu teria curtido mais e melhor o lugar. Eu Mac prestava a atenção no que Agatha Christie tinha feito nos lugares, pois já estava acostumada a ver a plaquinha com seu rosto por todos os lados. Mas não tem problema não: um dia eu vou voltar lá e aí então eu vou curtir muito todas aquelas coisas que só depois eu fiquei sabendo direito que Agatha Christie fez por lá.

Julia Helena Andrade

 

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Notícias & Novidades - Prêmio NTA 2013: VOTE em POIROT! VOTE em DAVID SUCHET!


Prêmio NTA - 2013:
 
Vote em Poirot!       Vote em David Suchet!
 

Recentemente, as telinhas andam repletas de programas e seriados com estórias de mistério e de bravos, heroicos e geniais detetives atuando como seus protagonistas. Em vista disso, a cerimônia de premiação anual britânica para programas de televisão  NTA – National Television Awards, em sua 19º edição, lançou uma nova categoria para os programas televisivos de 2013: a de detetive de TV do ano. E quem está concorrendo em grande estilo? Nosso querido David Suchet, é claro, que interpreta brilhantemente Hercule Poirot no seriado de TV de mesmo nome.

Benedict Cumberbatch
Porém, tenho que admitir que a concorrência é grande e os competidores fortes: há 26 indicados, dentre eles o ator Benedict Cumberbatch, que vive o lendário Sherlock Holmes na série inglesa (não confundir com o seriado norte-americano Elementary, transmitido no Brasil pelo canal pago Universal e estrelado por Jonny Miller e Lucy Liu), assim como os atores David Tennant e Olivia Colman, na pele de, respectivamente, DI Hardy e DS Miller, do seriado Broadchurch, transmitido aqui pelo canal pago GNT desde agosto de 2013.

Na categoria Drama, que já é antiga nesta premiação, o seriado Poirot está concorrendo com outros 36 indicados.

Por isso, aqui vai minha campanha:

VOTE em DAVID SUCHET!

VOTE em POIROT!

Basta entrar no site do NTA e votar com um clique:



David Suchet
As votações se encerram em 11 de outubro e a premiação acontecerá na Inglaterra, no dia 22 de janeiro de 2014, no palco da O2 Arena, tendo Dermot O’Leary como apresentador, sendo que os resultados e os nomes dos ganhadores só serão anunciados no mesmo dia ao vivo. Então, vamos ficar torcendo!

A cerimônia de premiação NTA ocorre desde 1995, e, ao contrário de outros prêmios de origem britânica, como o BAFTA, por exemplo, a NTA permite que programas de TV de outras nacionalidades participem da competição, desde que tenham sido veiculados em algum canal inglês. Assim, já foram premiados seriados famosos como Desperate Housewives e The X Files, e neste ano, o seriado The Big Bang Theory concorre na categoria Comédia.