sábado, 11 de janeiro de 2014

AGATHA & TURISMO - Azul é o céu sobre Ashfield


A de Ashfield.     A de Agatha.

(um tributo a Ashfield)



close-up da placa sobre a pedra que marca a localização de Ashfield

Logo nas primeiras páginas da Autobiografia, Agatha Christie, ao nos contar a estória de como sua família se mudou para Torquay, na Riviera Inglesa, narra o seguinte trecho:

Minha mãe passou a procurar casas em Torquay até que anunciou triunfante:

- Fred, comprei uma casa!

O meu pai quase caiu de espanto. (...)

– Mas só iremos morar lá um ano – resmungou.

- Adorei a casa logo que entrei nela – insistia minha mãe. – Ela possui uma atmosfera maravilhosamente pacífica.


Assim começa Agatha Christie a compartilhar conosco a histórias de Ashfield, a casa que era localizada na Estrada Barton, em Torquay, Devon.



foto de Ashfield



Uma casa abençoada


Mas esta não se trata de uma casa qualquer. Continua a escritora a nos descrever Ashfield e seus arredores na Autobiografia:
Na verdade, creio que a casa recebera uma benção. Era do tipo Villa italiana, bastante comum, não na parte mais elegante de Torquay – em Warberrys ou Lincombes –, mas no outro extremo da cidade, na parte velha de Tor Mohum.

Nesse tempo, a estrada junto à qual se situava conduzia quase imediatamente para a rica região de Derby, com as suas pradarias e os seus campos cultivados.

O nome da casa era Ashfield e foi o meu lar, desde sempre, toda a minha vida.

Foi naquela grande mansão vitoriana que a jovem Agatha viveu dias felizes e gloriosos em sua infância, até o seu casamento, ao lado de seus pais, de sua irmã Madge e de seu irmão Monty, e foi lá também que, anos mais tarde, sua única filha Rosalind nasceu.

A Autobiografia está repleta de histórias divertidas sobre traquinagens infantis e doces momentos em família vividos em Ashfield, os quais Agatha Christie guardou em sua memória para sempre. 

Todavia, Ashfield não existe mais. Em 1938, a escritora a vendeu, e, pouco mais de 20 anos depois, a mansão foi demolida a fim de que fosse construída uma passagem para um moderno conjunto de apartamentos. No local que ocupava, uma placa azul faz com que a lembrança de sua antiga existência permaneça viva.

pedra monumental que marca a localização simbólica de Ashfield


Azul  é o céu sobre Ashfield


Se você fechar os olhos diante dela, poderá até enxergar a menina Agatha caminhando em direção ao mar ou pelas alamedas e sebes ao seu redor.

Se abri-los, se encantará com a bela vista da parte alta de Torquay, quase a mesma que ela tinha de suas altas janelas.
E se a estação do ano for certa, o dia claro e o sol brilhante, você verá que o belo tom de azul da placa se confunde com o azul tranquilo do céu sobre os jardins e o telhado da antiga Ashfield.

E perceberá, então, que com a letra A se escreve Azul – e também se escreve Ashfield – e se escreve Agatha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário