sábado, 22 de fevereiro de 2014

CRIMES & CULINÁRIA - Breve História da Gastronomia Britânica



 
ALVO de MUITAS PIADAS


Há poucos dias publiquei o primeiro artigo na nova seção deste blog: Crimes & Culinária, que integra meu projeto de pesquisa sobre as comidinhas na obra de Agatha Christie. Porém, fiquei pensando depois que seria mais interessante se eu tivesse situado antes a culinária das terras de nossa Rainha do Crime como introdução. Sendo assim, aqui vão algumas palavrinhas a respeito em uma espécie de introdução tardia: 

A culinária inglesa tem sido alvo de piadas há muito tempo. Eu mesma, comprei  em Londres um cartão postal com algumas charges ridicularizando sua cozinha, como aquela famosa do pobre homem desesperado correndo em disparada do cozinheiro que lhe mostra uma panela destampada de onde brota uma gosma verde borbulhante.

Mas, depois de assistir os programas de Nigela Lawson (http://www.nigella.com/) – (que mulher simpática e que comidas m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a-s!) ou de Jamie Olivie (http://www.jamieoliver.com/) na TV, não é mais possível se pensar tão mal dos hábitos alimentares nas terras anglo-saxônicas.




açafrão

Bem, uma vez que me propus a pesquisar a culinária na obra de Agatha Christie e a compartilhar aqui nesta seção curiosidades a respeito, assim como as respectivas receitas, fiquei pensando que seria oportuno também falar um pouco sobre a história da comida na Inglaterra, especialmente em face deste dilema – ou mistério, se preferir: de um lado, os pratos, doces ou salgados, que temperam a obra de Agatha Christie e nos chama a atenção, e do outro lado, esta lenda (provavelmente injusta) de que a melhor comida inglesa seria aquela que provém da Índia... ou de qualquer lugar estrangeiro...

 

NOS TEMPOS DOS INVASORES


noz moscada

Como ocorre em qualquer lugar que recebe muitos grupos advindos de outros locais, a culinária britânica foi largamente influenciada pelos invasores estrangeiros.

Os vikings trouxeram modos diferentes de se preparar a carne de caça, crua e fria ou então temperada e cozida em bebidas alcoólicas e fermentadas. Mais tarde os romanos trouxeram as especiarias, como o açafrão e a maça. Tempos depois vieram os normandos trazendo a noz-moscada, a pimenta, o gengibre e o açúcar.


 
pudim de ameixas


Como consequência desta reunião destes ingredientes e temperos, maravilhosamente exóticos aos olhos dos anglo-saxões da época, algumas delícias foram criadas. A cozinha medieval inglesa ficou então repleta de pratos adocicados, que podem ser facilmente encontradas nos dias de hoje sob o título de tradicionais.

 
pãezinhos quentes em cruz


São eles o Pudim de Ameixas (Plum Pudding), também conhecido como Pudim Natal (Christmas Pudding), aquele do livro As Aventuras do Pudim de Natal; o Bolo de Natal (Christmas Cake); e os Pãezinhos Quentes em Cruz (Hot Cross Buns).



NOS TEMPOS DO

IMPÉRIO BRITÂNICO
 

condimentos e especiarias da Índia

Durante séculos, a aristocracia se alimentava somente de pratos franceses, como era o costume, a fim de se distinguir dos camponeses e para assumir ares de superioridade e nobreza. Assim, a french cusine também desempenhou o seu papel de influência na culinária inglesa.

Em contrapartida, a Índia, colônia do Império Britânico na Asia Oriental, conquistou definitivamente os estômagos dos súditos da Rainha. Como consequência disso, eles se tornaram obcecados pelo curry, pelos molhos apimentados e pelos mais variados condimentos. Com isso, a comida inglesa tornou-se completamente rendida aos temperos e modos indianos de preparo de alimentos.
 

 
curry


NOS TEMPOS DE GUERRA

Entre tantos outros malefícios que as Guerras Mundiais provocaram, encontram-se os prejuízos para a gastronomia inglesa. É nesta época que a culinária britânica ganha sua má fama e se torna uma piada para além do Canal da Mancha.

As inúmeras dificuldades nos tempos de guerra, e em especial o racionamento de comida que perdurou até o inicio dos anos de 1950, afetou a produção de ingredientes básicos, como a carne, o açúcar, a manteiga e os ovos, tornando o preparo dos alimentos um processo difícil e penoso. Em vez de olharmos para os pratos estranhos ou pobres ou de gosto duvidoso preparados nesta época, deveríamos pensar na criatividade que as pessoas que cozinham tiveram que ter para conseguir preparar alguma coisa - qualquer coisa que pudesse matar a fome!   


 
NOS DIAS DE HOJE
 
jantar inglês caseiro de domingo: assado com legumes


Com tantos chefes de cozinha ingleses renomados, a gastronomia britânica contemporânea apresenta pratos simples ou requintados, tradicionais ou modernos, muito apreciados, recebendo de volta sua boa reputação. Como acontece em vários países do mundo, vários movimentos gastronômicos influenciam a preparação de alimentos na Inglaterra: movimentos vegetarianos, de comidas tradicionais, de comidas naturais, etc. Enfim, aqueles tempos das piadinhas ficaram definitivamente para trás.
 

purê verde
 
E  se um cozinheiro inglês lhe oferecer um purê verde e borbulhante, não fuja! Você poderá estar perdendo um verdadeiro majar dos deuses. Aproveite!

A menos que tenha motivos para suspeitar que o prato esteja envenenado....

Em todo caso: bon appetit!
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário