domingo, 2 de março de 2014

ENTRE ASPAS - O Mistério da Fantasia de Agatha Christie


BAILE À FANTASIA
 
Agatha Christie
 
Em tempos de Carnaval, peguei-me pesquisando na Autobiografia a respeito de alguma fantasia ou baile ou festa de costumes da qual Agatha Christie tenha participado, porém sem qualquer esperança de realmente encontrar alguma coisa. Foi então que me deparei com uma breve menção a um baile à fantasia e, mais precisamente, uma rápida descrição da fantasia que trajou e a qual guardou por longos anos:
 

Autobiografia
Quarta parte
FLERTES, NAMOROS, PROCLAMAS, CASAMENTO
(Jogo popular vitoriano)

Encontrei-o [Charles, major no 17.° de Lanceiros] novamente  nessa mesma noite num baile à fantasia, ao qual compareci fantasiada de Elaine.

Uma linda roupa: ainda hoje a tenho guardada na arca do hall de minha casa (e pergunto-me como consegui entrar nesse vestido). Era uma beleza — de brocado branco, com uma touca de pérolas.
 

***************
 
MAS... FANTASIA  DE  ELAINE ??!

Mas, o que é exatamente uma fantasia de Elaine? Agatha não mencionou mais nada a respeito. Na verdade, falou como se fosse algo muito óbvio.

Bem, conhecendo-a um pouco e levando em conta a sua cultura e gosto literário, bem como os costumes daquela época, ouso dizer que ela se referia a Elaine de Corbenic, uma das mulheres importantes que integram as lendas arthurianas (relativas ao Rei Arthur e aos Cavaleiros da Távola Redonda).
 

A Donzela do Graal (Elaine) - Dante Gabriel Rossetti - oleo sobre tela, 1874.
Fine Art Photographic Library

Elaine de Corbenic é também conhecida como A Donzela do Graal ou ainda como A Portadora do Graal.

No importante texto medieval Le Morte d’Arthur – A Morte de Arthur, que é uma compilação feita pelo romancista inglês Thomas Malory (1400 – 1471) das lendas populares do Rei Arthur e dos Cavaleiros da Távola Redonda, Elaine de Corbenic aparece como sendo:

- a filha do Rei Pelleas,
- a amante de Sir Lancelot, um dos Cavaleiros da Távola Redonda e grande amigo do Rei Arthur, e como
- a mãe de Galahad, filho ilegítimo que tem com Sir Lancelot.
Entre outras coisas, ela desempenha um papel de importância crucial no desenrolar da estória ao mostrar o Santo Graal a Sir Lancelot.
 
 

Elaine de Corbenic com o Graal - gravura de Arthur Rackham, 1917
 
ELAINE  NA  INGLATERRA
 
As lendas sobre Rei Arthur e em especial o nome de Elaine passaram por uma nova fase de moda na Inglaterra séculos depois. Isso ocorreu pouco antes de Agatha nascer, em 1890, através o ciclo de 12 poemas épicos acerca das lendas do Rei e de seus Cavaleiros escritos pelo poeta inglês Alfred Lord Tennyson (1809 – 1892), denominados Os Idilios do Rei (Idylls of the King), e que foram publicados entre 1859 e 1885.

Tendo como base os estudos que eu faço sobre as referências literárias que Agatha Christie colocava em seus livros, a autora com certeza conhecia muito bem a obra de Lord Tennyson, pois são várias as referências que faz a poemas dele. Só como exemplo, veja o artigo deste blog sobre o livro A Maldição do Espelho (The Mirror Crack'e from Side to Side, 1962): nele eu mostro que o próprio título do livro foi retirado de um destes tais poemas arthurianos escritos por Alfred Lord Tennyson.

http://agathachristieobraeautora.blogspot.com.br/2013/07/quinta-e-dia-de-curtindo-obra-da-rainha_3.html
 
SERÁ QUE EU ACERTEI?
 
Em função destes fatos é que eu aposto na personagem lendária do universo de Rei Arthur e de seus Cavaleiros, Elaine de Corbenic como a tal Elaine da fantasia de Agatha Christie.
Será que eu acertei, hein, Sir Mathew Prichard (neto de Agatha Christie)? ....

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário