quinta-feira, 15 de maio de 2014

Poirot: Bigodes & Bengala - POIROT E SEUS DIFERENTES BIGODES



OS ATORES QUE ENCARNARAM HERCULE POIROT






...  um homenzinho de aparência extraordinária. Tinha pouco mais de 1,60 cm, mas se movie com grande dignidade. Sua cabeça tinha o exato formato de um ovo, e ele sempre a inclinava um pouco para o lado. Seu bigode era muito engomado e militar. O asseio de sua vestimenta era quase inacreditável; acredito que um vestígio de poeira lhe teria causado mais dor que um ferimento à bala.


Quem não conhece a famosa descrição que o Capitão Arthur Hastings faz de Hercule Poirot? Desde o primeiro momento em que lhe somos apresentados em O Misterioso Caso de Styles (The Mysterious Affair at Styles, 1920) ficamos impressionados com sua exatidão e imediatamente formamos uma imagem mental da aparência do detetive belga que nos acompanhará para sempre.



Imagino que escalar e caracterizar um ator para representar o detetive criado por Agatha Christie não devem ser tarefas fáceis – e menos fácil ainda deve ser interpretá-lo, com todos aqueles maneirismos que complementam sua aparência extraordinária e compõem seu personagem. Alguns atores, porém, auxiliados por competentes equipes de maquiagem e figurino, conseguiram fazê-lo com maestria nas telas do cinema e da TV!





POIROT  NAS  TELAS



AUSTIN TREVOR



Surpreendentemente, o 1º Hercule Poirot nas telas não tinha bigodes e era um homem alto e muito atraente! Ele foi interpretado por Austin Trevor, em 1931, no filme Alibi, baseado na peça teatral de mesmo nome, que por sua vez tinha sido adaptada por Michael Morton do livro O Assassinato de Roger Ackroyd (The Murder of Roger Ackroyd). Certa vez, o ator disse que provavelmente foi escalado para o papel simplesmente porque conseguia fazer muito bem o sotaque francês. 

Austin Trevor voltou a fazer o detetive belga em Black Coffee (Café Preto), também em 1931, e A Morte de Lord Edgware (Lord Edgware Dies), em 1934. Curiosamente, anos mais tarde, em 1965, Austin Trevor fez um pequeno papel em Os Crimes ABC (The ABC Murders), feito pela MGM e no qual Tony Randall interpretava Hercule Poirot.




MARTIN GABEL






Em 1962, o detetive belga voltou às telas da TV em uma produção intitulada Hercule Poirot, interpretado por Martin Gabel. O episódio foi uma adaptação de O Desaparecimento de Mr. Davenheim (The Disappearance of Mr. Davenheim), produzida pelo General Electric Theater, e era o piloto de uma série semanal que nunca foi realizada. Pena...









TONY RANDALL




Devidamente caracterizado com uma peruca calva, Tony Randall encarnou Hercule Poirot em 1966 no cinema, em uma adaptação livre de Os Crimes ABC (The ABC Murders), produzida pela MGM como uma comédia – e não exatamente nos moldes dos livros de Agatha Christie.











ALBERT FINNEY




Um dos mais celebrados Poirots, Albert Finney encarnou o detetive em 1974 no igualmente badalado filme O Expresso do Oriente, produção da EMI, uma adaptação fiel do livro de Agatha Christie e que contou com sua aprovação. Albert Finney foi o único ator a interpretar Hercule Poirot que recebeu uma indicação ao Oscar pelo mesmo papel na época, embora não tenha ganhado a estatueta. Alguns idolatram sua interpretação do detetive, outros a consideram por demais caricata, mas há consenso em se considerar sua caracterização física e figurino como obras primas.






PETER USTINOV


Reza a lenda que Rosalind Hicks, a filha de Agatha Christie, observando Peter Ustinov durante um ensaio, teria dito: Este não é Poirot! Ele não se parece nada com isso! Então Ustinov, escutando aquilo, simplesmente teria afirmado: Ele é agora!

Grande, corpulento, cabelos e bigodes grisalhos e naturais – e não baixinho, cabelos pretos ordeiramente penteados com gel e bigodes igualmente pretos, duros e pontudos – o ganhador de dois Oscars, Peter Ustnov não se parece mesmo nada com o Poirot descrito nos livros. Todavia, seu talento em capturar a essência e a personalidade do detetive fez com que fosse aclamado pelo público e pela crítica nos seis filmes em que interpretou o detetive. Foram eles, para o cinema: Morte no Nilo (Death on the Nile), em 1978, produção da EMI; Morte na Praia (Evil Under the Sun), em 1982, da Universal; Encontro com a Morte (Appointment With Death), em 1988, da EMI; e para a TV, produzidos pela Warner Brothers: Treze à Mesa (Thirteen at Dinner), em 1985; A Extravagância do Morto (Dead Man's Folly), em 1986; e Assassinato em Três Atos (Murder in Three Acts), em 1986.





ALFRED MOLINA


O filme O Expresso do Oriente, de 2001, transmitido na TV pela CBS, recebeu atributivos como sacrilégio e um horror. A pergunta que não quer calar-se na mente dos fãs e críticos é: Pelos bigodes de Poirot! Depois do filme de 1974, que beirou a perfeição e foi um estrondoso sucesso, e entre todas as estórias com o detetive para serem adaptadas, por que escolher justamente este mesmo roteiro?! 

Nesta nova versão, Hercule Poirot, interpretado por Alfred Molina, vive no século 21 e usa não apenas suas células cinzentas biológicas, mas também as de silício, procurando pistas em seu laptop. Alfred Molina é uma ótima ator e seu trabalho como Poirot é bom. Todavia, o ator ficou injustamente estigmatizado como um dos piores Poirots em função do roteiro, que, sim, é um sacrilégio, um horror, péssimo!




DAVID SUCHET


Que pena que Agatha Christie nunca tenha assistido a David Suchet encarnado seu famoso detetive! Muitos acreditam que sua interpretação de Hercule Poirot é insuperável e definitiva. Mathew Prichard, neto de Agatha Christie, declarou que a caracterização visual de Suchet é a mais convincente de todas. Além disso, o ator também conseguiu transmitir ao expectador a exata medida daquela irritação típica da qual sofrem os perfeccionistas, como é o caso de Poirot.
Durante 25 anos fomos brindados com o talento do maravilhoso David Suchet na pele de Hercule Poirot, através da transmissão dos episódios pelo canal de TV ITV, começando em 1988 e terminado em grande estilo, em junho de 2013, com um Poirot idoso e em cadeiras, de rodas no episódio final Curtain (Cai o Pano). David Suchet declarou então que ninguém poderia imaginar que a série se prolongaria por ¼ de século. Quanto a mim, quase 1 anos após seu encerramento, ainda não consigo acreditar que já tenha terminado!





HOMENAGEM ESPECIAL:

CHARLES LAUGHTON


Embora este artigo vise aos atores que interpretaram Hercule Poirot nas telas – uma vez que nos palcos há dezenas, quiçá centenas deles! – eu não poderia deixar de mencionar Charles Laughton, o primeiro Hercule Poirot no teatro, em 1928, na peça Alibi. Laughton foi o primeiro ator britânico a ganhar o Oscar de melhor ator por um filme britânico, Os Amores de Henrique VIII. Em 1950, porém, se naturalizou norte-americano, e, além de ator, também foi roteirista, diretor e produtor cinematográfico, possuindo hoje uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood.  





OUTRAS VERSÕES de POIROT :


POIROT em DESENHO ANIMADO




KOTARO SATOMI

Que tal um Hercule Poirot Japonês? Kotaro Satomi interpreta o detetive de Agatha Christie, mas lhe empresta somente sua voz ao dublá-lo nos 39 episódios do desenho animado produzido pelo Oriental Light and Magic Studio, entre 2004 e 2005, e transmitidos pelo canal de TV NHK. Livremente baseado na obra da Rainha do Crime, o anime ou mangá criou uma ligação entre Hercule Poirot e Miss Jane Marple: a sobrinha neta de Miss Marple, Mabel West, torna-se a assistente Junior de Poirot, e juntos eles passam por várias aventuras investigando crimes. Bem legal para se assistir em família com as crianças.







IAN HOLM


Poirot morreu! Sim, já sabemos que Agatha Christie põe um fim nas aventuras do detetive belga em Curtain (Cai o Pano), escrito em 1940, mas somente publicado em 1975. Mas, qual não foi o susto que Agatha levou quando, às vésperas da publicação da estória final de seu detetive, o próprio Hercule Poirot aparece à sua porta para investigar o assassinato iminente de ... si mesmo?! Este é o roteiro do filme para a TV de 1986, Murder by the Book, que é naturalmente uma comédia, e traz Ian Holm no papel do detetive, muito bem caracterizado.







ANDEW SACHS


Nascido em Berlin, na Alemanha, em 1930, Andrew Sachs interpreta a versão de Hercule Poirot para a comédia norte-americana A Vingança da Pantera Cor de Rosa, de 1978.






DUDLEY JONES


Se eles reuniram famosos como Henry Kissinger, Gerald Ford, Sherlock Holmes, Dr. Watson, Morriaty, Columbo, entre outros, por que não convidar também Hercule Poirot? Interpretado por Dudley Jones, a versão estereotipada do detetive belga participa da comédia de 1977, The strange case of the end of civilization as we know it (O estranho caso do fim da civilização como a conhecemos), que até vale a pena ser assistida em função da ironia política que contém.



******************
Para ver trechos dos filmes com alguns dos Poirots deste artigo: 










4 comentários: