sábado, 18 de abril de 2015

AGATHA & TURISMO - Lugares reais que inspiraram Agatha Christie em seus livros

Alguns dos lugares reais onde Agatha Christie ambientou suas obras



Torquay, ao Sul de Devon, Inglaterra


Agatha Christie viajou bastante pelo mundo em sua vida, conheceu muitas pessoas e lugares, os quais também serviram para alimentar sua imaginação na ambientação de suas estórias. 

Porém, a região onde nasceu e onde viveu nos primeiros anos de sua vida, Devon, no Sul da Inglaterra, e em especial sua cidade natal, Torquay, também permeiam muitos de seus livros. Seus vilarejos, construções, casas, hotéis, etc.  aparecem representados em diversas de suas obras, ora com os nomes trocados, ora em evidentes referências. 

Aqui estão alguns desses lugares:




* TORQUAY em Devon, Inglaterra



Marina de Torquay, em Devon.


Torquay, na Riviera Inglesa, é o local onde Agatha Christie nasceu. A cidade aparece em várias obras, através de referências diretas ou de pontos específicos dela.


- Em A Casa do Penhasco, o Magestic Hotel localiza-se na cidade fictícia de St. Loo, que é uma clara referência a Torquay.  

Também a própria casa do penhasco, a Rock House, que se localizava no Rock End, é uma clara referência à Baía de Torquay.



Torquay antiga


- A localidade de Broadhinny onde é ambientado A Morte da Sra. McGinty, localiza-se na estória em algum lugar de South Devon, a mesma região onde fica Torquay. Por esse motivo, acredita-se também que a  localidade de Cullenquay que aparece no livro seria a própria cidade de Torquay.

- Em Portal do Destino, Torquay muda de nome e chama-se Hollowquay.

- Porém, a mais ilustre referência a Torquay não ocorre diretamente, mas relaciona-se com a inspiração que iluminou Agatha Christie para criar Hercule Poirot. O detetive belga foi inspirado nos refugiados daquele país por ocasião da 1ª Guerra Mundial, os quais haviam se estabelecido em Torquay.



********************************




* CAVERNA KENTS, TORQUAY



Caverna Kents, em Torquay


Frederick Miller, o pai de Agatha Christie, fazia parte da Sociedade de História Natural de Torquay, a qual financiava as escavações na Caverna Kents, situada no local.


Em O Homem do Terno Marrom aparece a Caverna Hampsley, em uma clara alusão a Caverna Kents.  




********************************




* ASHFIELD



A jovem Agatha defronte à sua casa Ashfield

Em Portal do Destin,  Ashfield, a casa onde Agatha Christie morou durante sua infância,  é representada pela casa da estória denominada The Laurels.

Consegui encontrar uma foto antiga e em preto e branco da casa da infância de Agatha Christie, Ashfield. Veja no artigo em homenagem à casa em: http://agathachristieobraeautora.blogspot.com.br/2014/01/agatha-torquay-azul-e-o-ceu-sobre.html




********************************




* O CAMPO DE GOLFE DE TORQUAY



Campo de golfe de Torquay


Agatha Christie, assim como seu primeiro marido, Archibald Christie, era uma grande entusiasta do golfe, e o campo de golfe de Torquay aparece em algumas de suas obras.

* Em Por que não pediram a Evans?, os campos de golfe e as colinas que aparecem no livro são referências ao campo de golfe de Troquay.

* Outra óbvia inspiração nos campos de golfe de Troquay é Assassinatono Campo de Golfe.



********************************




* PRINCESS GARDEN, TORQUAY




Princess Garden (Jardim da Princesa), em Torquay

O belo jardim em estilo clássico vitoriano, inaugurado em 1894, aparece claramente em Os Crimes A B C, quando Alexander Curt o atravessa para ler o jornal.



********************************




* HOTEL IMPERIAL DE TORQUAY



Hotel Imperial, Torquay


O Hotel Imperial de Torquay teve várias menções na obra de Agatha Christie.

- Em Um Caso Adormecido,  o hotel aparece como sendo ele mesmo.

- Em Um Corpo na Biblioteca, seu nome foi trocado para Magistic Hotel, e foi localizado na cidade de Danemouth, em Glenshire.

- Em A Casa do Penhasco, novamente ele figura com o nome de Magistic Hotel, localizando-se agora na cidade fictícia de St.Loo.



********************************




* GRENNWAY – a casa de verão de Agatha Christie



Greenway, casa de verão de Agatha Christie


Figurando em diversas obras está a belíssima casa de verão de Agatha Christie, Greenway, às margens do Rio Dartmouth, a qual eu não me canso de admirar – e a qual você pode fazer uma agradável visita virtual pelos cômodos e jardins através de lindas fotos recentes, após a restauração, em http://agathachristieobraeautora.blogspot.com.br/2014/03/agatha-torquay-greenway-casa-de-agatha.html


- Em Punição para a Inocência, Greenway está representada pela Sunny Point House. Até mesmo o sinete que está em Greenway e que era utilizado para chamar a barca para o Rio Dartmouth, o Greenway Quail Bell, aparece no livro, sendo que o nome do rio foi trocado para Drymouth.

- Em A Extravagância do Morto encontramos várias referências a Greenway. 

Primeiro, a casa de verão da estória, Nasse House, seria inspirada na própria Greenway. 

Segundo, o albergue para jovens do livro, o Maypool Youth Hostel representa o verdadeiro Hoodown Yoouth Hostel

Terceiro, o vilarejo chamado Nassecombe, nas proximidades da Nasse House da estória, seria inspirado no vilarejo de Galpton, nas proximidades de Greenway. 

Quarto, a localidade de Brixham, onde se situa Greenway, na estória teve o nome trocado para o bem parecido Brixwell.

-  Em Os Cinco Porquinhos, Greenway aparece como a casa de Amyas Clrale, que foi assassinado na estória.



********************************




* ILHA DE BURGH



Ilha de Burgh, Devon

A Ilha de Burgh é uma pequena ilha de maré que fica na costa de South Devon, no vilarejo chamado Bigbury-on-Sea. Ela só é acessível a pé conforme a maré baixa e se pode caminhar por uma faixa de terra. Do contrário, um trator faz o transporte das pessoas até a ilha, ou, se for o caso, um barco.

- Em O Caso dos Dez Negrinhos, a Ilha de Burgh é claramente representada pela sinistra Ilha do Soldado onde a estória acontece.

- Em Morte na Praia, a Smuggler’s Island do livro seria inspirada na Ilha de Burgh, sendo a Baía de Leathercombe da estória a Baía de Bigbury, onde se situa a ilha verdadeira.



********************************



* DARTMOOR



Charneca de Dartmoor, Devon


Dartmoor é uma região de charneca, localizada na área central de Devon, que é o mesmo condado onde se localiza, mais ao Sul, a cidade de Torquay. Com 953 m2, Dartmoor é hoje um Parque Nacional.


Em Mistério em Sittaford, a vila de Sittaford, que só existe na estória, se localizaria na verdadeira Dartmoor.





5 comentários:

  1. Cris, mais uma vez, parabéns! Eu sempre venho aqui para fazer minhas pesquisas e este está tão impecável quanto os demais. Sua pesquisa é de primeira, bem completa, com imagens e associação aos livros!
    Quando crescer quero ser igual a vc! :D
    Boa vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Raquel! Fico feliz em saber que aprecia minhas pesquisas e artigos. Faço por puro prazer, e comentários como os seus me deixam ainda mais motivada. Abraços,
      Cristina Siqueira

      Excluir
  2. Cristina Siqueira, eu também aprendi a amar Agatha Christie quando estudava Letras, uma amiga me apresentou aos livros dela e desde então nunca mais parei de lê-los, maravilhosos. Ficava sempre imaginando esses locais onde Agatha ambientava suas histórias, e vc. me levou até eles, obrigada. Amei muito esta postagem.

    ResponderExcluir
  3. Que adorável saber que não sou a única apaixonada por Agatha. Vou conhecer nesses lugares em breve

    ResponderExcluir