sexta-feira, 10 de abril de 2015

Notícias & Novidades - DOWNTON ABBEY + AGATHA CHRISTIE = GRAN HOTEL!


A excelente série Gran Hotel: drama, suspense, romance, assassinatos, mistério, cotidiano dos ricos patrões e dos pobres empregados.






Você é fã da obra de Agatha Christie, certo? E também é fã da série britânica Downton Abbey? Então, imagine só uma série que combinasse perfeitamente os dois! E melhor ainda: na qual a própria Agatha Christie aparecesse, aos 15 anos de idade!

Todo o clima de mistério, crimes, assassinatos e investigações dos livros de Agatha Christie misturado com uma estória ambientada no princípio do século XX, em um hotel que é uma construção luxuosa e imponente, envolvendo uma família rica e poderosa, seus conflitos, paixões, ganâncias, conspirações e dramas, e, ao mesmo tempo, narrando a rotina dos empregados e suas vidas particulares, igualmente repletas de amores, conflitos, conspirações, etc. Não seria fantástico?

Pois esta série existe! Trata-se de Gran Hotel, uma maravilhosa produção espanhola, sucesso no mundo todo, transmitida atualmente no Brasil pelo Canal +Globosat, de segunda à sexta, às 21:30h.





UMA HOMENAGEM À AGATHA CHRISTIE




Carolina Lapausa como Agatha Christie



Já faz algum tempo que eu me coçava de vontade de escrever nesta blogazine sobre esta série fantástica. Porém, me faltava um bom argumento para associá-la ao universo de Agatha Christie. 

Eis que, de repente, no início da 3ª temporada, hospedam-se no Gran Hotel a Lady Ludivina (interpretada por Asunción Balaguer), uma nobre idosa e muito rica, acompanhada da jovem filha de uns amigos seus da Inglaterra, uma mocinha de ar esperto, de seus 15 anos. Então a Lady a apresenta à poderosa família Alarcón, proprietários e residentes no hotel:

“Esta é Agatha Mary Clarissa Miller.”

Sim! A própria Agatha Christie! 

Os autores deram um jeito de a jovem Agatha participar brevemente da trama. Interpretada por Carolina Lapausa, Agatha teria se hospedado no Gran Hotel na Espanha quando estava a caminho de Paris. E é claro que ela se envolve em uma investigação que está em andamento no hotel. Muito observadora e inteligente, a jovem Agatha tenta ajudar o detetive Horacio Ayala (Pep Antón Muñoz) e seu parceiro, o policial Ernando (Antonio Reyes).



Detetive Horacio Ayala (Pep Antón Muñoz) e o policial Ernando (Antonio Reyes)



A jovem Agatha anda com um bloquinho de anotações e escreve tudo o que acha interessante para colocar em um livro de mistério. Na série, ela observa a dupla formada pelo detetive Ayala pelo seu parceiro, o policial Ernando. O detetive Ayala é um investigador experiente, inteligentíssimo, e que possui – atenção! - um largo bigode, do qual se orgulha e do qual cuida com zelo, inclusive cobrindo-o com um ridículo protetor à noite quando vai dormir. Já seu parceiro, o policial Ernando, é um sujeito de bom coração, mas de raciocínio lento, até meio bobo, que fica pasmado com as deduções de Ayala.

A jovem Agatha fica tão impressionada com os dois que anota algo em seu caderninho sobre eles, comentando que a dupla daria bons personagens, como um detetive super esperto e seu fiel amigo e parceiro meio tolo. Hum... quem seriam estes personagens, hein?



Carolina Lapausa como Agatha Christie



A propósito, se analisarmos um pouco, o primeiro nome do detetive Ayala é Horacio. Este é o nome de um importante poeta e filósofo grego. Coincidentemente, Hercules, que também começa com a letra H, é o nome de um famoso herói mitológico grego. E também é o nome com o qual o detetive Hercule Poirot, criação de Agatha Christie, foi batizado. Do que se conclui que o detetive Horacio Ayala seria, também, uma homenagem ao nosso querido Hercule Poirot!

Na estória de Gran Hotel, a jovem Agatha também dá preciosos conselhos à mulher que forma par romântico da estória, antes de partir. Eu considerei esta ousadia, em colocar uma pessoa tão famosa e querida como Agatha Christie na trama, como uma bela homenagem à nossa Rainha do Crime.




GRAN HOTEL: SIMPLESMENTE IMPERDÍVEL!





Palacio de La Magdalena, Espanha: cenário do Grande Hotel



Um pouco mais sobre a série: filmada na cidade de Santander e tendo o magnífico Palacio de La Magdalena como cenário principal, fazendo as vezes do Grande Hotel, a série possui 3 temporadas, de 2011 a 2013, em um total de 39 episódios, com cerca de 1 hora de duração cada. Ela foi produzida por Bambu Producyones e criada e dirigida por Ramón Campos, Gema R. Neira e Carlos Sedes, sendo originalmente exibida pelo canal Antena 3. 


Gran Hotel foi vencedora de diversos prêmios, como o de melhor série de televisão e de melhor atriz para Concha Velasco, que interpreta Angela Salinas, a chefe das camareiras do hotel, e para Adriana Ozores, que faz a toda poderosa Dona Teresa de Alarcón Aldecoa, a senhora do hotel e matriarca da família Alarcón.




Empregados do Gran Hotel



O criador se inspirou no livro El Segredo de Angela, escrito por Maria Lopez Castaño. Angela Salinas, personagem interpretada pela veterana Concha Velasco, é uma chefe de camareiras extremamente rígida e severa com os funcionários, porém servil aos patrões. Mas, no passado, teve um romance proibido com o patrão falecido, Sr. Carlos Alarcón, do qual nasceu Andres, um simpático rapaz que vive e trabalha humildemente no hotel servindo aos seus meio irmãos, sem saber que é na verdade o herdeiro de toda a fortuna.








Ah, mas tem muito mais! Há o belo Julio Olmedo ( Yon Gonzales) que se infiltra no hotel como camareiro para investigar o desaparecimento misterioso de sua irmã, Cristina (Paula Prendes), também camareira, a qual ele descobre que foi assassinada. No hotel, ele se envolve com Alicia (Amaia Salamanca), a linda filha caçula da poderosa – e não menos ardilosa - senhora do hotel, Dona Teresa Alarcón (Adriana Ozores). Juntos, o camareiro Julio e a rica herdeira Alicia se envolvem em perigosas tramas de mistério, conspirações e investigações, além, é claro, de vivenciarem uma paixão impossível.



Vista aérea do Palacio de La Magdalena, Espanha




Gran Hotel é a combinação perfeita de mistério e investigação, ricos poderosos e empregados servis, conspirações e intrigas, assassinatos e outros crimes, amor e paixão, suspense e surpresas. Enfim, apresenta o melhor de diferentes estilos, em ótimos atores, personagens cativantes e uma direção brilhante.

Vale a pena ver!



14 comentários:

  1. Ha dois dias atrás assisti os últimos capítulos da série,estou encantada, a príncípio não queria assistir, mas minha filha insistiu tanto que acabei cedendo. Valeu a pena, tenho vontade de assistir novamente!!!!Cenas maravilhosas,cenários espetaculares, atores super talentosos...difícil desapegar,amei!!!








    ResponderExcluir
  2. Ótima série. Fiquei muito feliz ao ver essa homenagem à A.C. !!

    ResponderExcluir
  3. Estou amando a série. Mas, pela Netflix, Agatha Christie aparece já na 2ª temporada por volta do episódio 22 ou 23. Eu que sou fã de Ágatha e li dezenas de livros dela, reconheci logo uma homenagem a Hercule Poirot, assim que agregou Ágatha na história. Muito bom. Amando!!

    ResponderExcluir
  4. Série maravilhosa!!! Inteligente, ágil e encerra os assuntos de modo lógico, sem pontas soltas.

    ResponderExcluir
  5. Assim q comecei a assistir a série liguei tantas coisas a Agatha Christie q me parece tão cristalina as referências
    Me senti lendo a própria estórias de Agatha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Josi! e o mais legal é que a própria Agatha menina visita o Grande Hotel.

      Excluir
  6. A série é realmente fantástica! Tanto pelos temas e gêneros abordados quanto pela construção técnica dela. Figurinos impecáveis, cenários, as próprias atuações que são excelentes. E essa homenagem a Agatha Christie e sua obra também foi magnífica. Estou assistindo a série pela segunda vez, de tanto que gostei. Recomendo!!

    ResponderExcluir
  7. Super recomendo! Terminei de assistir e agora estou com um vazio no coração! Vontade de ver tudo de novo. Realmente apaixonante! As tramas, os mistérios, a comédia... melhores personagens são o Detetive Ayala e o seu parceiro Ernando.. que figuras.. kkkk!

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Acabei de chegar nesse episódio. Como amo os livros da Agatha, não associei logo de cara, mas quando ela cita o nome do livro que quer escrever, que é o título do primeiro livro escrito pela autora, e fala sobre o detetive, precisei dar uma busca na internet para confirmar se não estava criando expectativa. Adorei seu post, adoro a Agatha e estou amando a série.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Tanto os livros de AC como essa série espanhola são maravilhosos, não é mesmo?

      Excluir