sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Poirot: Bigodes & Bengala - A LÓGICA MUITO ILÓGICA DA IDADE DE POIROT (parte 1)


David Suchet como Hercule Poirot





— Não sei... ah, meu Deus, não sei como... O senhor não vê, é tão difícil. Eu... eu mudei de ideia. Não leve a mal, mas... acho que vou embora.

— Vamos. Coragem.

— Pensei que pudesse chegar e. .. e lhe perguntar, perguntar o que devo fazer... mas não posso... o senhor não percebe? É tão diferente do que eu pensava...

— Diferente, como?

— Por favor, desculpe, eu não quero ser grosseira, mas... Ela respirou com força, olhou para Poirot, desviou o olhar, e por fim as palavras irromperam: — O senhor é velho demais. Não me disseram que era tão velho. Não quero parecer mal educada, mas é isso: O senhor é velho demais. Desculpe, por favor.

(A Terceira Moça)


*   *   *   *   *   *   


Pobre Poirot! Norma Restarick desiste de contar-lhe uma coisa importante quando descobre que ele é “muito velho”. Mas a idade de Poirot não tem sido um problema apenas para a jovem Norma: ela tem intrigado há décadas os leitores e críticos, para não falar na provável dor de cabeça que causou na própria Agatha Christie.

“Que erro terrível eu cometi ao criar Hercule Poirot já tão velho.” confessou Agatha Christie na Autobiografia. 

A questão é que a escritora não contava que o detetive belga fôsse fazer tanto sucesso e, consequentemente, perdurar ainda por tantos livros e por tantos anos. Para piorar o dilema, ela o criou já como um policial aposentado, o que o envelheceu ainda mais desde o início.

“Como resultado, meu detetive ficcional deve ter mais de 100 anos hoje em dia!”

125 anos. Esta é a idade aproximada de Poirot à época de sua última aventura, Cai o Pano, conforme concordam estudiosos e especialistas.




OS  CABELOS  TINGIDOS  QUE  COBREM  AS  CÉLULAS  CINZENTAS



Albert Finney como Hercule Poirot


Manter uma lógica sobre a idade de Poirot que seja realistica e matemática, como, aliás, ele próprio apreciaria, ficou impossível. Eu deveria tê-lo abandonado após os primeiros três ou quatro livros e começado novamente com alguém mais novo, lamentou-se Agatha Christie. 

Afinal, fazer com que a idade avançada do detetive parecesse minimamente plausível diante dos fatos tornou-se um trabalho desafiador, até mesmo para as famosas células cinzentas.

Mas Agatha Christie bem que tentou. Um de seus truques foram os cabelos tingidos de Poirot: 


O cabelo do inspetor Spence estava todo grisalho agora; antes ele tinha apenas alguns fios de cabelos brancos nas têmporas. (...)

 Já estou velho agora disse Spence.

 Ambos estamos.

 Não há muito cabelo branco em sua cabeça observou Spence.

 Resolvo isso com um preparado observou Poirot.

 Não há necessidade de se aparecer em público com cabelos brancos, a menos que se queira.

 Bem, não creio que a pintura me assentaria disse Spence.

(Noite das Bruxas)


Ao contrastar o ex-policial Spence com Poirot, Agatha não deixa de mostrar a passagem do tempo – o policial tinha só alguns fios brancos e agora estava todo grisalho – mas assegura que Poirot tenha uma aparência mais jovem, ainda que através do recurso da tintura.




A  FÓRMULA  DA  IDADE






Porém, seu melhor truque foi manipular a passagem do tempo – sem muita lógica realística, infelizmente – especialmente para fazer com que o detetive envelhecesse sim, mas, paulatinamente. 

Sanders e Lovallo, autores de The Agatha Christie Companion, apontam para uma fórmula da idade nos livros com Poirot: a relação de 3 para 2. Através desta fórmula seria possível determinar a idade de Poirot, de modo que Poirot envelheceria aproximadamente 2 anos para cada 3 anos do calendário.   

A mim, essa explicação – se é que pode-se chamá-la assim – parece bastante plausível. 

Hum… eu disse plausível? Que os anos passem cerca de 12 meses mais devagar para uma só pessoa?  Não, ce n'est pas possible! - como diria o próprio Hercule.
 



A  MAIOR  DAS  IRONIAS 




David Suchet como Hercule Poirot


Parece, afinal, que, por grande ironia, justamente para aquele homem que preza a ordem, o método e a lógica racional acima de tudo, sua idade e seu envelhecimento neste mundo estejam cercados de ilogicidade e impossibilidades.

Hum, mas há uma solução – e é matemática, como muito apreciaria Hercule Poirot!

Na parte 2 deste artigo, falarei sobre os cálculos matemáticos que buscam definir com precisão a idade do detetive. Aguardem, por favor!



3 comentários:

  1. Cris, que bacana. Sempre pensava nisso também. Como Poirot se manteria tão ágil com a idade já avançada.
    Beijos.

    Ádyla.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do artigo, Adyla. Seja sempre muito bem-vinda à minha blogazine!

      Excluir
  2. Que bacana, Cris.
    Sempre pensava como Poirot se manteria tão ágil com a idade já avançada.
    Obrigada.
    Beijos.

    ResponderExcluir