segunda-feira, 25 de abril de 2016

LIVROS & ENTRELINHAS - INUSITADOS OU INCOMUNS: OS VENENOS DE AGATHA CHRISTIE (parte 2)




  
AGATHA  CHRISTIE: A  RAINHA  DOS  VENENOS 
(parte 2)








- O enredo do romance - continuei - gira em torno da possibilidade de existir um veneno raríssimo, talvez proveniente da América do Sul, de modo que ninguém o descubra; uma substância venenosa com a qual os selvagens comumente envenenam as flechas. A morte é instantânea e toda a nossa ciência europeia é impotente para desvendar-lhe o mistério.

(O Assassinato de Roger Ackroyd)



Agatha Christie ficou mundialmente conhecida não apenas pelas tramas engenhosas em seus livros de crime e mistério, mas também pela preferência no uso de venenos como método de assassinato. E essa escolha não foi por acaso: seu ofício durante a guerra em um dispensário médico lhe rendeu o conhecimento necessário para se tornar uma mestra no uso de venenos e substancias fatais em sua obra.

Os assassinos de Agatha são, em geral, pessoas comuns, ainda que de diferentes classes sociais, e conseguem obter os venenos de forma trivial, seja através do trabalho que exercem, seja em baixo da pia da cozinha, no armário do banheiro ou no jardim. Mesmo assim, a criatividade da autora não a impediu de lançar mão de métodos raros de envenenamento, assim como de situações inusitadas ou muito criativas para liquidar suas vítimas.

Nesta parte 2 mostro duas coisas: 

1º, algumas das substâncias fatais que Agatha utilizou, mas que são raros ou incomuns como arma de assassinato. 

2º, a criatividade da escritora ao criar formas de envenenamentos inusitadas – sejam pelo veneno em si, sejam pelo modo como foram utilizados.


Na 1º parte da série Agatha Christie: Rainha dos Venenos, apresentei: 


Parte 1 – Os TOP 5 venenos mais utilizados por Agatha Christie:
http://agathachristieobraeautora.blogspot.com.br/2016/04/livros-entrelinhas-os-top-5-venenos.html

Parte 3 – Os medicamentos que podem ser mortais:



Parte 4 – As plantas perigosamente venenosas e a polêmica dos venenos que teriam sido inventados por Agatha Christie:
http://agathachristieobraeautora.blogspot.com/2016/05/curiosidades-o-jardim-de-venenos-de.html


Parte 5 – O demais venenos utilizados por Agatha Christie e as histórias em que o veneno não foi informado:
http://agathachristieobraeautora.blogspot.com/2016/05/livros-entrelinhas-o-fascinante-e.html
  
.




VENENOS INUSITADOS



PEÇONHA  DE  COBRA



cobra boomslang ou cobra-das-árvores



Segundo minha análise, a seta tinha sido recentemente embebida na PEÇONHA da Dispholidus Typus, mais conhecida como BOOMSLANG OU COBRA DAS ÁRVORES.

— Uma boomslang? O que vem a ser isso?

— É uma cobra sul-africana das mais mortíferas e venenosas que existem. Seu efeito sobre o ser humano é desconhecido, mas pode-se fazer a ideia da intensa virulência da peçonha quando se sabe que ao injetá-la numa hiena, o animal morre antes de se retirar a agulha.

(Morte nas Nuvens)


Imagine só o trabalhão que dá envenenar uma pessoa com a peçonha de um ofídico? Bem, não para alguém que trabalhe com serpentes ou em alguma área que lide com seus venenos. Mesmo assim, em se tratando de uma história que se passa entre a Inglaterra e a França, como é o caso de Morte nas Nuvens, é bem inusitado o uso de peçonha como envenenamento, ao contrário do que seria em uma aventura em qualquer região que seja habitat de serpentes. A boomslang ou cobra-das-árvores (Dispholidus_typus) pode medir de 1m a 1,60m e é típica da região do Saara, na África.




NENHUM  VENENO: APENAS  SUGESTIONAMENTO







Gerald Martin apontou o dedo trêmulo para ela:

- O café! Meu Deus, o café!

Ela olhou para ele.

- Agora entendo porque tinha um gosto estranho. Seu demônio! Você colocou veneno em meu café! (...) Você me envenenou!

Suas mãos se agarraram aos braços da cadeira. Ele estava pronto para saltar sobre ela. Alix abriu a boca para negar, mas depois parou. Mais um minuto e ele pularia sobre ela. Então ela olhou fixamente para ele.

- Sim – ela disse. – Eu o envenenei. O veneno já está fazendo efeito. Nesse momento você não consegue se levantar da cadeira – você não consegue se levantar!

Ah, se ela conseguisse mantê-lo na cadeira por só mais um minuto!

(Conto: Philomel Cottage)



No conto Philomel Cottage, Alix precisava escapar de Gerald Martin, e para tanto, se aproveitou da própria confusão que ele fez, achando que fora envenenado por ela com o café. Muito criativo da parte de Agatha Christie, pois na verdade, não houve envenenamento algum – apenas o poder de sugestionamento da personagem ou de autosugestionamento da vítima.





GÁS  DE  FOGÃO  CASEIRO






- Pensou, também, que podia ser alguém que quisesse fazer chantagem, pretendendo que meu marido estivesse vivo. - Parou um instante e depois prosseguiu. - Poucos dias depois da chegada da segunda carta, escapamos por um triz de morrer asfixiados. Alguém entrou em nosso apartamento enquanto dormíamos e ABRIU O GÁS. Felizmente eu acordei e senti o cheiro a tempo. Então perdi a cabeça.

(Morte na Mesopotâmia)


O gás não é uma forma rara de envenenamento. Trancar a vitima em um cômodo com o gás aberto é até um método bem comum – e eu diria até bem mais fácil. Mas o interessante aqui é que se trata da única vez que Agatha Christie lançou mão dessa forma de envenenamento.



* * * * * * * * * * * * * * * * * *


VENENOS  INCOMUNS PARA  ASSASSINATOS




TÁLIO



pedra de tálio



— Ouça — perguntei — o cabelo de Ginger está caindo?

— Está. Deve ser por causa da febre alta!

— Febre alta, uma ova! Ginger, como todos os outros, está sofrendo de envenenamento por TÁLIO. Deus queira que ainda possamos salvá-la.

(O Cavalo Amarelo)


O tálio passou para a nossa história como o veneno incomum mais famoso utilizado por Agatha Christie. Motivo: a trama de O Cavalo Amarelo, onde o tálio aparece, ajudou a polícia inglesa em 1971 a desvendar um misterioso caso real de assassinato e a prender o culpado. Veja os detalhes dessa incrível contribuição de Agatha Christie para a sociedade no artigo desta blogazine:

Trata-se de um metal, um elemento químico de símbolo TI, número atômico 81, altamente tóxico e encontrado em estado sólido na temperatura ambiente. O tálio pode ser absorvido através da pele, ingerido ou inalado, o que faz dele extremamente perigoso. A pessoa morre de ataque cardíaco em 3 semanas de exposição ao veneno, após vômitos, diarreia e perda de cabelo.





NICOTINA







Sir Charles lê a noticia de jornal:

No inquérito a respeito da morte de Sir Bartholomew Strange foi

dado um veredicto de “morte por envenenamento com NICOTINA”, não tendo sido determinado como ou por quem foi ministrado o veneno.

(Tragédia em Três Atos)


O que muitos não sabem é que, se ingerida ou absorvida pela pele em sua forma pura, a nicotina é fatal e mata em poucos minutos, produzindo uma parada cardíaca. Foi utilizada em    Tragédia em Três Atos, e mesmo na história a polícia admitia que se tratava de uma forma incomum de assassinato.





TAXINA



árvore de teixo inglês




— Foi envenenado?

— Sem a menor sombra de dúvida. E tem mais... isso também em caráter extraoficial, compreende?... apenas cá entre nós... eu seria capaz de apostar como sei qual foi o veneno.

— É mesmo?

— TAXINA, rapaz. Taxina.

— Taxina? Nunca ouvi falar.

— Pois é. Totalmente fora do comum.

(Cem Gramas de Centeio)



De gosto amargo, a taxina é um alcaloide extraído de várias partes da árvore denominada teixo inglês – cujo nome cientifico é taxus baccata –, especialmente das folhas, e quando ingerida a morte é rápida. O interessante é que o teixo é largamente utilizado como planta ornamental ou como cerca viva por todo o Reino Unido.



Foi utilizada em Cem Gramas de Centeio





FÓSFORO








E vou adiante: “Uma vez notada a icterícia, a pessoa envenenada não apenas sofre a ação tóxica do fósforo, como também de todos os sintomas da retenção de bílis no sangue. Assim, não se verifica qualquer diferença especial entre envenenamento por FÓSFORO e certas afecções do fígado, como a atrofia amarela.” Vê a inteligência disto? A Srta. Arundell havia anos sofria do fígado. Os sintomas do envenenamento pareceriam outra crise da mesma doença...

(Poirot em: Poirot Perde uma Cliente)


Agatha Christie foi bastante criativa em Poirot Perde uma Cliente para utilizar o fósforo como elemento que envenena a vítima, fazendo que ela tivesse uma aura encantada ao seu redor e expirasse ar brilhante, ou seja, fosforescente – tudo resultado do envenenamento. Os primeiros trabalhadores de fábrica de fósforos utilizados para ascender, o fósforo branco, sofriam de problemas nas juntas e danos severos ao fígado como consequência à exposição ao elemento químico de símbolo P, número atômico 15.




 * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Links:











Nenhum comentário:

Postar um comentário