segunda-feira, 30 de maio de 2016

POIROT: BIGODES & BENGALA - SUA TISANE, MONSIEUR POIROT




CHÁ,  CHOCOLATE  OU  CASSIS?



conjunto de chá em prata e cristal



Pode-se dizer que são três as bebidas prediletas de Hercule Poirot: 





1) O chocolate quente:


David Suchet como Hercule Poirot


Poirot pegava uma carta de cada vez, observava-a em todos os seus detalhes, e depois a abria com a espátula. O conteúdo era lido com atenção e, em seguida, colocado em uma das quatro pilhas atrás do bule de chocolate (ele sempre tomava chocolate pela manhã, o que era abominável).   
Poirot Perde uma Cliente






2) O sirop de cassis:


 
David Suchet como Hercule Poirot e Zoe Wanamaker como Mrs. Oliver

George voltou, pouco depois, anunciando que a Sra. Oliver chegaria antes das nove horas.

— Deixe o café pronto — encomendou Poirot. — E não esqueça os petit-fours que eu comprei ontem.

— Quer que sirva alguma bebida?

— Não creio. Para mim pode servir um Sirop de Cassis.

— Pois não, senhor.   
Os Elefantes Não Esquecem






3) E a tisane:



David Suchet como Hercule Poirot



[Poirot] Agora podemos dormir em paz. E bem que estou precisando de algum sono! Minha cabeça está doendo terrivelmente. Ah, o quanto eu não daria agora por um bom tisane!   
A Aventura da Tumba Egípcia


Ele agora estava sentado na cama, apoiado em travesseiros, com a cabeça envolta por um xale de lã, tomando lentamente uma tisana particularmente insalubre, que eu preparara de acordo com suas instruções meticulosas. 
O Mistério de Hunter’s Lodge





TISANE A BEBIDA MAIS CHIQUE








No artigo O Estômago de Poirot 

no qual falo das manias do detetive quanto às refeiçõescheguei a mencionar o chocolate quente. Mas a Tisane é sem dúvida a mais interessante – e também a mais representativa da personalidade do detetive: sofisticada, metódica,  diferente. Mas o que é tisane afinal?



Tisana, em português, é uma infusão de ervas secas, usada como simples bebida ou com propósitos medicinais. Pode ser bebida também se adicionando chá preto. Ou seja, nada mais é do que uma espécie de chá. O diferencial está na escolha das ervas secas e na quantidade de cada uma que será usada no preparo da tisane.




David Suchet como Hercule Poirot


Agatha Christie nunca revelou exatamente quais são as ervas que Poirot utiliza para preparar metodicamente sua tisane. Porém, como adoradora de chás que sou, pesquisei algumas das mais clássicas tisanes consumidas na Inglaterra. Geralmente elas são adoçadas com mel e podem levar algumas gotas de limão ou de laranja. Alguma chance daquela que o detetive adorava ser uma dessas?







Flores de trevo vermelho, menta e camomila  – Refrescante, muito utilizada para problemas respiratórios e de garganta.









Flor de sabugueiro, cravo e cardamono – uma mistura de gosto forte e denso, consumida geralmente à noite, antes de dormir.







Flor de hibiscos,  pétalas de rosas e canela – uma infusão de cor brilhante, tão perfumada quanto deliciosa!








Alecrim, cascas de laranja e gengibre – refrescante e revitalizadora, deve ser consumida fria.






Lavanda, pétalas de rosas e camomila – uma das mais clássicas misturas de tissane, que pode ser facilmente encontrada nas caixinhas rosadas da Pukka Love







Cardamono, canela e funcho, também conhecida no Brasil como erva-doce. Cardamono é uma semente de origem indiana, e quando triturada, gera um pó muito usado por como tempero. Além disso, o cardamono é ingrediente essencial no preparo do tchai, que é uma bebida tradicional indiana.







* * * * * * * * * * * * * * * *


Nenhum comentário:

Postar um comentário