terça-feira, 5 de setembro de 2017

Especial ANIVERSÁRIO DE AGATHA CHRISTIE: AS MELHORES FRASES SOBRE AGATHA CHRISTIE E SUA OBRA (parte 3)



CELEBRANDO  AGATHA (parte 3) 








Para comemorar o aniversário de Agatha Christie, fiz uma seleção de definições sobre a escritora e sua obra, proferidas por outros escritores de romance policial da atualidade, editores e estudiosos. 

Eles expressam tanto sua admiração (ou não) pela escritora, como definem de forma profissional aquilo que percebemos – e adoramos – em sua obra enquanto meros leitores.

Dividi o artigo em 4 partes, as quais publicarei todos os domingos de setembro:


Parte 1: Um pouco sobre todos os temas

Parte 2: AGATHA, A ESCRITORA e A OBRA

Parte 3: A RAINHA DOS ROTEIROS e A RELEVÂNCIA DE SUA OBRA



Espero que gostem e se identifiquem com a maioria das definições tanto quanto eu!




AS   MELHORES   FRASES   SOBRE   AGATHA   CHRISTIE   E   SUA   OBRA   (parte 3)











A   RAINHA   DOS   ROTEIROS




Ninguém contorce uma trama com mais habilidade do que Agatha Christie. (Val McDermid)


Seus roteiros são tão soberbos e surpreendentes, porém tão simples, quando explicados. (Ragnar Jonasson)


O bem é bom, o mal é o mal e absolutamente qualquer um poderia ser um assassino. (Jane Casey)


Dizem que, para cada toque final de reviravolta no roteiro, ela teve uma ideia original. (Irritantemente, para outros escritores de histórias policiais, isso provavelmente é verdade!) (Ragnar Jonasson)


Os roteiros permanecem genuinamente inteligentes em expectativas perturbadoras. (Aly Monroe)


Christie era o Steve Jobs das reviravoltas no roteiro. (Linwood Barclay)


Ela tinha as marcas da lavanderia e atendentes de oficina mecânica de olhos afiados, enquanto nós temos DNA e circuito interno de TV. Mas a emoção da perseguição é a mesma. (Jane Casey)


Lemos a ficção policial tradicional porque a restauração da ordem é algo profundamente satisfatório. Agatha Christie talvez não tenha sido a primeira escritora a desenvolver essa fórmula, mas ela a aperfeiçoou – e, sem dúvida, 100 anos depois, ninguém fez melhor do que ela. (Joseph Finder)




Memorial Agatha Christie, Londres, Inglaterra.



A   RELEVÂNCIA   DE   SUA   OBRA



O que ela me ensinou foi que as mulheres conseguiam escrever romances policiais muito bem. (Barbara Nadel) 


Os livros de Agatha Christie eram a razão pela qual eu nunca imaginei que acabaria sendo uma escritora de histórias policiais. Como você pode escrever mistérios de assassinato se você nunca consegue descobrir quem é o culpado antes que Hercule Poirot explique? (Ruth Downie)


Eu adorava ser enganada, sabendo que Hercule Poirot ou Miss Marple iriam apontar o homem ou a mulher criminosa, o que, em um período em que eu começava a perceber até que a vida não é justa, achei reconfortante. (Laura Wilson)


Os livros de Christie são inteligentemente escritos, divertidos e, no caso de Miss Marple, celebram a sabedoria da mulher mais velha. Tudo isso é bem-vindo. (Ruth Downie)


O fato de que seus livros ainda estão sendo lidos em todo o mundo e de que novas séries de televisão com base em suas obras estão sendo criadas regularmente nos mostra que ela é tão relevante como sempre, e ainda indiscutivelmente a Rainha do Crime. (Ragnar Jonasson)


A verdade é que eu, como a maioria dos escritores de histórias de crimes, não conseguimos resistir à tentação de colocar um pouco Christie em nossos trabalhos. (Gunnar Staalesen)


Sua contribuição para a ficção policial influenciou o gênero de forma tão importante em sua infância que ela realmente lançou as bases para tudo o que se seguiu. (Yrsa Sigurdardottir)


Tenho certeza de que não existem muitos romances criminais da década de 1920 que resistiram ao teste do tempo como os melhores livros de Christie daquela década. (Ragnar Jonasson)


Em uma época em que a ficção criminosa nos oferece autópsia frontal completa, pedófilos assassinos e detetives com tantos problemas pessoais como os criminosos, ainda há uma demanda pelo mundo mais gentil das novelas de Christie. (Ruth Downie)



Se os romances de Christie ainda são relevantes? Os costumes sociais podem mudar, mas a natureza humana não, e uma parte fundamental da natureza humana é o desejo de escapismo e o desfrute de uma boa história. (Laura Wilson)


Nenhum comentário:

Postar um comentário