quarta-feira, 23 de abril de 2014

Agatha & Turismo - As Igrejas de Agatha Christie


PAUSA PARA PRATICAR A FÉ

Vitral da Igreja da Virgem Santa Maria, em Churston Ferrers, Devon

Na região de Torquay, cidade natal de Agatha Christie e local para onde ela se mudou para viver pelo resto de sua vida, já casada com Max Mallowan, duas igrejas desempenharam um papel importante na história de escritora. São elas as igrejas da Virgem Santa Maria (St. Mary the Virgin) e de Todos os Santos (All Saints Church).


Igreja da Virgem Santa Maria

Acredita-se que a colina da Igreja da Virgem Santa Maria, localizada na Vila de Churston Ferrers, serviu como inspiração para o cenário de Por que não pediram a Evans? (Why Didn't They Ask Evans?, 1934 ). O fato é que Agatha Christie costumava frequentá-la, e, em 1955, doou os royalties de seu conto Greenshaw's Folly (A Extravagância de Greenshaw), que integra o livro As Aventuras do Pudim de Natal (The Adventures of the Christmas Pudding, 1960), para a Igreja da Virgem Santa Maria, a fim de custear sua nova janela de vitral. Com vista para o Leste, o belo trabalho do artista James Patterson mostra Jesus Cristo como o Bom Pastor e foi realizado com os tons favoritas de Agatha Christie de verde e malva.

Igreja de Todos os Santos, Torre, Devon

Dizem que, quando Agatha Christie utilizava um elemento eclesiástico em suas estórias e necessitava de alguma informação, era para o Vigário de Torre que ela telefonava. A igreja de Todos os Santos, localizada em Torre, Torquay, foi onde a pequena Agatha Christie, em 20 de novembro de 1890, foi batizada. A fonte de mármore que constitui a pia batismal ainda existe e pode ser visitada no local.

Pia batismal da Igreja de Todos os Santos

A igreja, desenhada por John Pearson, foi construída graças a doações de Frederick Miller, o pai de Agatha Christie, a fim de que sua filha caçula pudesse se tornar um dos membros fundadores. A Igreja de Todos os Santos localizava-se a uma pequena distância da casa de sua família, em Barton Road, de modo que os Millers a frequentavam todos os domingos e sentavam-se sempre na primeira fileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário