sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Especial: ANIVERSÁRIO de AGATHA CHRISTIE - AS MELHORES FRASES SOBRE AGATHA & SUA OBRA (parte 1)



CELEBRANDO  AGATHA  (parte 1)







Para celebrar o aniversário de Agatha Christie, fiz uma seleção de frases sobre a escritora e sua obra, proferidas por outros escritores de romance policial da atualidade, editores e estudiosos. Eles expressam tanto sua admiração (ou não) pela escritora, como definem de forma profissional aquilo que percebemos – e adoramos – em sua obra enquanto meros leitores.

Dividi o artigo em 4 partes, as quais publicarei todos os domingos de setembro. 



Parte 1: Um pouco sobre todos os temas

Parte 2: AGATHA: A ESCRITORA e A OBRA



Parte 4: A CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS e AGATHA = DIVERSÃO!

Espero que gostem e se identifiquem com a maioria das definições tanto quanto eu!



AS   MELHORES   FRASES   SOBRE   AGATHA   &   SUA   OBRA  (parte 1) 







AGATHA:  A  RAINHA   DOS   ROTEIROS


Christie era o Steve Jobs das reviravoltas no roteiro. (Linwood Barclay)


Lemos a ficção policial tradicional porque a restauração da ordem é algo profundamente satisfatório. Agatha Christie talvez não tenha sido a primeira escritora a desenvolver essa fórmula, mas ela a aperfeiçoou – e, sem dúvida, 100 anos depois, ninguém fez melhor do que ela. (Joseph Finder)


Ela tinha as marcas da lavanderia e atendentes de oficina mecânica de olhos afiados, enquanto nós temos DNA e circuito interno de TV. Mas a emoção da perseguição é a mesma. (Jane Casey)



AGATHA:   A   ESCRITORA


Ela era inteligente, esperta e original. (Val McDermid)

Ela foi uma escritora de literatura de mistério completa e de alta classe desde o início, e autores como ela não nascem muitas vezes. (Ragnar Jonasson)












A   OBRA


Em seus melhores trabalhos, a solução destruiu completamente as tradições dos mistérios tradicionais. Esqueça a falta de comentários sociais – Agatha Christie adorava nos desconcertar. (Aly Monroe)


Christie foi a autora de um tipo de texto literário que não existia antes. Textos que você lê de maneira diferente do que qualquer outro, textos cuja característica fundamental é a suspeita: suspeita de cada palavra que você está lendo, de todos os sinais que nos são dados no texto. (Dror A Mishani)


Sim, seus livros invocam nostalgia por uma era passada, um tempo percebido como civilizado e elegante. Mas a nostalgia por si só não é suficiente para gerar recordes mundiais. (John Curran)




A  RELEVÂNCIA  DE  SUA  OBRA


Sua contribuição para a ficção policial influenciou o gênero de forma tão importante em sua infância que ela realmente lançou as bases para tudo o que se seguiu. (Yrsa Sigurdardottir)


Se os romances de Christie ainda são relevantes? Os costumes sociais podem mudar, mas a natureza humana não, e uma parte fundamental da natureza humana é o desejo de escapismo e o desfrute de uma boa história. (Laura Wilson)


Em uma época em que a ficção criminosa nos oferece autópsia frontal completa, pedófilos assassinos e detetives com tantos problemas pessoais como os criminosos, ainda há uma demanda pelo mundo mais gentil das novelas de Christie. (Ruth Downie)


Tenho certeza de que não existem muitos romances criminais da década de 1920 que resistiram ao teste do tempo como os melhores livros de Christie daquela década. (Ragnar Jonasson)












A  CONSTRUÇÃO   DE   PERSONAGENS


No mundo de Christie, os cadáveres estão limpos e as motivações são claras. As pessoas matam por dinheiro, por amor, por inveja ou frustração, não por trauma de infância ou por satisfação sexual. Seus detetives são amadores, sábios além das palavras, tão implacáveis quanto o Karma e nunca estão errados. (Jane Casey)

Ela é muito econômica, mas eficaz com sua caracterização e reconhecemos essas pessoas como sendo tiradas da vida real. (Val McDermid)







AGATHA  =   DIVERSÃO!



Meu pai matemático costumava descrever os romances de Agatha Christie como “o melhor Sudoku literário que havia” e seus melhores livros como um “Cubo Mágico”. (Aly Monroe)










Nenhum comentário:

Postar um comentário