terça-feira, 5 de setembro de 2017

Especial ANIVERSÁRIO DE AGATHA CHRISTIE: AS MELHORES FRASES SOBRE AGATHA & SUA OBRA (parte 2)



 CELEBRANDO  AGATHA  (parte 2)









Para celebrar o aniversário de Agatha Christie, fiz uma seleção de definições sobre a escritora e sua obra, proferidas por outros escritores de romance policial da atualidade, editores e estudiosos. 

Eles expressam tanto sua admiração (ou não) pela escritora, como definem de forma profissional aquilo que percebemos – e adoramos – em sua obra enquanto meros leitores.


Dividi o artigo em 4 partes, as quais publicarei todos os domingos de setembro:

Parte 1: Um pouco sobre todos os temas



Parte 2: AGATHA: A ESCRITORA e A OBRA






Espero que gostem e se identifiquem com a maioria das definições tanto quanto eu!



AS   MELHORES   FRASES   SOBRE   AGATHA   CHRISTIE   E   SUA   OBRA   (parte 2)



caricatura de Agatha christie





AGATHA:   A   ESCRITORA



Christie sempre ocupará seu lugar na realeza  dos escritores de romance policial. (Brian McGilloway)


Literatura policial, como gênero, é uma tentativa prolongada de explicar a nós mesmos por que as pessoas fazem coisas ruins. Christie aceitou desde o início que às vezes as pessoas simplesmente são assim, e que talvez descobrir o porquê não é a questão mais importante. (Joseph Finder)


Ela sempre será a Rainha do Crime. (John Curran)


Eu não acho que nenhum leitor, ou mesmo, editor de ficção criminal conseguiria deixar de se impressionar com a grande dama do gênero. (Karen Sullivan)


Christie era certamente uma espécie de gênio, mas não se pode deixar de imaginar que ela teria sido melhor empregada no Bletchley Park como uma desvendadora de códigos ou trabalhando para um fabricante de jogos de tabuleiro. (John Banville)


Ela foi uma escritora de literatura de mistério completa e de alta classe desde o início, e autores como ela não nascem muitas vezes. (Ragnar Jonasson)


Ela era inteligente, esperta e original. (Val McDermid)







A   OBRA



Os livros de Christie forneceram a ponte perfeita entre o lado infantil e o lado sênior da biblioteca. (Sinéad Crowley)  


Ela tem gosto pelo Gótico e a capacidade de retratar o mal de forma repentina e convincente; como resultado, ela é frequentemente uma escritora genuinamente assustadora. (Declan Hughes)


O que há por trás da narrativa de Agatha Christie: é necessário responder a questão de "quem matou x?", mas isso não é suficiente. O verdadeiro engenho misterioso na ficção do crime não é "quem matou x?", mas "como é que se consegue explicar o aparentemente inexplicável?" (Sophie Hannah)


O que eu acho que destaca os livros de Christie é o fato de ela ter criado todo um mundo o qual, em muitos aspectos, é muito mais seguro e mais atraente do que o nosso. (Barbara Nadel)


Christie concentrou-se em como os crimes foram cometidos e quem era responsável, não no quanto as vítimas sofreram – ou por quê. (Jane Casey)


Ela era a mestra da criação de cenário e atmosfera, seja o Expresso do Oriente, o Nilo, uma pequena aldeia inglesa, uma ilha misteriosa ou uma mansão cercada pela neve. (Ragnar Jonasson)


Este texto de extrema suspeita foi uma experiência literária fascinante, e é um dos melhores exemplos de poética modernista, assim como as experiências literárias do dadaísmo ou a prosa de Sigmund Freud: se, para Freud, um charuto nunca é apenas um charuto, para Christie, uma xícara de chocolate quente nunca é uma xícara de chocolate. (Dror A Mishani)


Em muitos dos seus livros, é fácil esquecer "quem é o culpado" e ter tanto prazer em relê-los anos depois. Em outros, no entanto, como Assassinato no Expresso do Oriente e O Caso dos Dez Negrinhos, é impossível esquecer. (Gunnar Staalesen)


Christie foi a autora de um tipo de texto literário que não existia antes. Textos que você lê de maneira diferente do que qualquer outro, textos cuja característica fundamental é a suspeita: suspeita de cada palavra que você está lendo, de todos os sinais que nos são dados no texto. (Dror A Mishani)


Sim, seus livros invocam nostalgia por uma era passada, um tempo percebido como civilizado e elegante. Mas a nostalgia por si só não é suficiente para gerar recordes mundiais. (John Curran)


Em seus melhores trabalhos, a solução destruiu completamente as tradições dos mistérios tradicionais. Esqueça a falta de comentários sociais – Agatha Christie adorava nos desconcertar. (Aly Monroe)





Nenhum comentário:

Postar um comentário