quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Especial ANIVERSÁRIO de AGATHA CHRISTIE: AS MELHORES FRASES SOBRE AGATHA CHRISTIE E SUA OBRA (parte 4)



CELEBRANDO  AGATHA  (parte 4)









Para celebrar o aniversário de Agatha Christie, fiz uma seleção de definições sobre a escritora e sua obra, proferidas por outros escritores de romance policial da atualidade, editores e estudiosos. 

Eles expressam tanto sua admiração (ou não) pela escritora, como definem de forma profissional aquilo que percebemos – e adoramos – em sua obra enquanto meros leitores.


Dividi o artigo em 4 partes, as quais publicarei todos os domingos de setembro:

Parte 1: Um pouco sobre todos os temas



Parte 2: AGATHA: A ESCRITORA e A OBRA



Parte 3: A RAINHA DOS ROTEIROS e A RELEVÂNCIA DE SUA OBRA




Parte 4: A CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS e CHRISTIE = DIVERSÃO!



Espero que gostem e se identifiquem com a maioria das definições tanto quanto eu!



AS   MELHORES   FRASES   SOBRE   AGATHA   CHRISTIE   E   SUA   OBRA   (parte 4)








A  CONSTRUÇÃO  DE  PERSONAGENS



Ela explorou a ideia de que a criminalidade poderia acontecer entre as classes mais altas tão facilmente quanto nas trabalhadoras. (Brian McGilloway)


Fico surpreso quando se referem à Agatha Christie como escritora de romances policiais “aconchegantes". É fácil detectar as reviravoltas nas tramas, mas para mim, seu poder duradouro está em sua representação implacável da natureza humana. (Joseph Finder)


A punição do culpado é menos importante do que a redenção do inocente. A culpa, nos mostra Christie, está ao nosso redor. Os inocentes, comparativamente raros, são aqueles que merecem um final feliz. (Joseph Finder)


Ela entendeu a importância de um detetive central; particularmente um que outros subestimam. (Brian McGilloway)


Ela consegue cavar sob a superfície das aparências. Isto é o que a boa ficção faz: amplia nossas opiniões sobre o que é possível, em vez de refletir o mundo das aparências. (Sophie Hannah)


A moda de sangue e tripas e assassinos em série diminuem e fluem ao longo do tempo, mas a centralidade de um personagem fascinante no coração da obra de ficção criminal nunca mudará. (Brian McGilloway)


Christie é muitas vezes criticada por seus personagens estereotipados. Mas, quando ela está no seu melhor, sua caracterização é afiada, econômica e muitas vezes satírica. (Val McDermid)


Hercule Poirot vagueia pelas histórias, um personagem de desenho animado em um mundo humano, e a realidade está comprometida. Poirot nunca é inteiramente crível, mas vale a pena suportá-lo. (Declan Hughes)


Ela é muito econômica, mas eficaz com sua caracterização e reconhecemos essas pessoas como sendo tiradas da vida real. (Val McDermid)


No mundo de Christie, os cadáveres estão limpos e as motivações são claras. As pessoas matam por dinheiro, por amor, por inveja ou frustração, não por trauma de infância ou por satisfação sexual. Seus detetives são amadores, sábios além das palavras, tão implacáveis quanto o Karma e nunca estão errados. (Jane Casey)








CHRISTIE  =  DIVERSÃO!



Que diversão! E isso é o que Agatha Christie era. Diversão.  Ela era a excelência do entretenimento. (Linwood Barclay)


Eu digo "histórias policiais", mas não tenho certeza de que seja o que esses livros são. Eles se parecem mais com palavras cruzadas, e terminando um deles, como terminar um quebra-cabeça, nos deixa com a mesma sensação de futilidade e tempo desperdiçado. (John Banville)


Muitos de nós trincamos nossos dentes lendo seus livros. (Karen Sullivan)


Enquanto as pessoas desfrutem de palavras cruzadas, quebra-cabeças, jogos de palavras, Sudoku, bridge, eles vão ler as histórias de detetive de Christie, porque elas são, em essência, truques de conjuração literária e ela é a melhor conjuradora. (John Curran)


O mais importante é que o tempo gasto no mundo de Christie é emocionante e divertido. O que mais alguém poderia querer? (Barbara Nadel)



Meu pai matemático costumava descrever os romances de Agatha Christie como “o melhor Sudoku literário que havia” e seus melhores livros como um “Cubo Mágico”. (Aly Monroe)



Nenhum comentário:

Postar um comentário