sábado, 9 de agosto de 2014

CRIMES & CULINÁRIA - SUSPENSE E ENSOPADO


PRATO DO DIA:

SUSPENSES com ENSOPADO de CARNEIRO 




O título do Capítulo IV de Os Quatro Grandes (The Big Four, 1927), obra de Agatha Christie, já anunciava:


A importância de uma perna de carneiro


Foi quando Hercule Poirot, fazendo uma investigação em uma casa, se depara com uma perna de carneiro congelada e a partir daí protagoniza uma daquelas passagens hilárias na qual o detetive belga, com sua genialidade, consegue ver claramente uma coisa que lhe é óbvia – mas óbvia somente e exclusivamente aos seus olhos, deixando o pobre de seu amigo Hastings desnorteado e com cara de bobo:


Poirot  continuou  andando  pela  casa, examinando os cômodos e os armários com uma expressão de insatisfação. De repente, soltou um grito que mais parecia o uivo de um lulu da Pomerânia.  Corri  até  ele.  Estava  de    dentro  da  dispensa  numa  atitude dramática, e tinha uma perna de carneiro na mão.

 — Meu querido Poirot! — gritei. — Qual é o problema? Você ficou
louco?

— Por favor, olhe esta perna de carneiro, mas olhe com atenção.

Examinei-a com o maior  cuidado  e  não  encontrei  nada  de
excepcional.  Parecia-me uma  perna  de  carneiro  como  outra  qualquer.
Disse-o a Poirot e ele me lançou um olhar paralisante.

— Mas  você  não    isto,  e  isto,  e  isto?



Os Quatro São Grandes e o Carneiro é Delicioso!





Alguns capítulos adiante, Hastings e Poirot vão a um restaurante e lá está o carneiro novamente, agora ensopado com legumes, desempenhando um importante papel na estória:



Chegamos ao salão de refeições bastante tarde  e  sentamos  numa  mesa  perto  da  janela. Quando tomávamos nossos lugares à mesa, nossa  atenção  foi  atraída  por  uma exclamação  e  um  barulho  de  pratos  desabando.  Um prato de ensopado de carneiro com legumes havia caído sobre um homem, sentado à mesa próxima à nossa.


Aqui, na verdade, qualquer prato que o garçom derrubasse surtiria o mesmo efeito, que é o de provocar uma desculpa para Poirot falar com o garçom e obter informações. Porém, fico me perguntado por que Agatha repetiu o carneiro, uma importante pista para Poirot solucionar o caso? 

Ora, o motivo é bem simples - e sutilmente elegante, característica típica da Rainha do Crime: assim como tratei no artigo O Método Christie: Como Enganar o Leitor Direitinho (http://agathachristieobraeautora.blogspot.com.br/2014/04/o-metodo-christie-como-enganar-o-leitor.html ), Agatha Christie joga limpo com seus leitores, sempre deixando pistas para a solução dos crimes, ainda que pistas sutis, que exigem muita atenção e trabalho das células cinzentas. Daí a repetição do prato de carneiro: para que o leitor perceba que o carneiro tem alguma relevância importante para o caso em questão. 

De qualquer modo, certamente também, o delicioso gostinho da carne de carneiro deveria estar em seus pensamentos quando escreveu este livro....


Em vista disso, o prato de carneiro de Os Quatro Grandes será hoje a estrela desta edição. Hum, adoro!


ENSOPADO DE CARNEIRO COM LEGUMES






Esta é uma das receitas de carneiro mais simples fáceis que conheço, e pode ser servida com arroz branco ou com fatias grandes de um bom pão caseiro.

Ingredientes:

550g de carneiro cortado em cubos

1 colher de sopa de farinha de trigo

2 colheres de sopa de azeite

2 cebolas cortadas em cubos

3 cenouras sem casca e cortadas em pedaços grandes

2 dentes de alho picados

600 ml de caldo de carneiro, frango ou legumes

1 colher de sopa de molho de cranberry

2 colheres de sopa de molho de tomate

12 ameixas secas

3 colheres de sopa de salsa fresca picada

sal e pimento a gosto






Preparo:

Coloque o carneiro, a farinha, o sal e a pimenta em uma embalagem plástica própria para preparar alimentos e sacuda bem até que a carne fique completamente coberta.

Em uma panela grande, aqueça o azeite e depois acrescente o carneiro, as cebolas e as cenouras. Refogue enquanto mexa regularmente, até que tudo fique dourado (aproximadamente 10 minutos). Depois adicione o alho e refogue por mais alguns minutos.

Despeje o caldo de sua preferencia sobre o carneiro e os vegetais e deixe ferver. Diminua o fogo e cozinhe por aproximadamente 20 minutos, até engrossar levemente.

Por último, acrescente o molho de cranberry, o molho de tomate, as ameixas e a salsa. Tempere com sal e pimenta. Aqueça novamente e sirva!









Nenhum comentário:

Postar um comentário